Audiência discute cotas regionais para a UPE

Por Rafael Santos 25/08/2020 16:11 • Atualizado 25/08/2020
Compartilhe

Nesta terça-feira (25), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) reuniu-se com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, para tratar sobre a proposta de criação de cotas regionais para ingresso nas universidades de Pernambuco. A ideia é transformar em lei as iniciativas da Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para assegurar a interiorização do conhecimento.

Danilo Cabral é autor do projeto de lei 4.010/2020, que estabelece um bônus de 10% no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para residentes da região geográfica imediata em que será ofertado o curso de graduação. A proposta de Danilo abrange a ocupação de vagas nas universidades e nas instituições da rede federal de educação, ciência e tecnologia. A aprovação de uma lei estadual fará com que a medida seja permanente.

“Tínhamos apresentado, inicialmente, proposta reservando 30% das vagas das instituições para as cotas regionais. A partir de conversas com os reitores Pedro Falcão (UPE) e Alfredo Gomes (UFPE), modificamos nosso projeto para adequá-lo ao que já está sendo feito no estado”, afirmou Danilo Cabral.

Em julho, a UFPE anunciou o bônus de 10% na nota do Enem para candidatos interessados em ingressar no curso de medicina do campus Recife se tiverem cursado todo o ensino médio em Pernambuco e morarem no estado. Em seguida, a UPE revelou que também estuda oferecer bonificação semelhante e o assunto está em análise pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

“O processo de interiorização do ensino superior público visa garantir que o acesso dos jovens que moram no interior do Brasil às universidades e que esse acesso leve também ao desenvolvimento econômico e a inclusão das pessoas na região onde está instalada a universidade”, explica Danilo Cabral. Segundo o parlamentar, já foi constatado que a abertura dos cursos superiores no interior tem levado pessoas de outras localidades para ocuparem a maioria das vagas que deveriam ser destinadas à população local e, depois de cursarem, essas pessoas não estabelecem sua vida na região.

O secretário Lucas Ramos reforça o apoio no projeto de criação de cotas regionais. “Vamos trabalhar juntos para continuar buscando os avanços na área da educação para o povo pernambucano.  A proposta do deputado Danilo Cabral vem para ajudar e potencializar o desenvolvimento de cada região do nosso estado, dando ainda mais oportunidade de acesso ao ensino superior para aqueles que já vivem nas localidades”, afirmou.

Novo campus

Ainda sobre a interiorização do ensino superior, Lucas Ramos e Danilo Cabral também trataram sobre o projeto de implantação de um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) no Agreste Setentrional. A solicitação enviada ao Governo do Estado foi feita pelo parlamentar, ainda em 2019, atendendo as demandas da população da região.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte