A segunda edição da Mostra de Ecotecnologias trará exposição de mais de cinquenta tecnologias alternativas para a Cultura, Saúde, Educação e Sustentabilidade. Realizado pelo SERTA e Projeto Nômades do Mar, a Mostra acontece no domingo (31), na Avenida Rio Branco, Recife Antigo, e integra a programação do Recife Antigo de Coração. Tem como parceiros o Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, o Cabanga Iate Club e apoio da Ecohus.
As tecnologias da Mostra foram desenvolvidas por educandos e educadores do Curso Técnico de Agroecologia do SERTA, e demonstram possibilidades de reinventar e recriar realidades a partir de recursos e potenciais do lugar. A ideia é de aproximar as ecotecnologias (invenções criativas, de baixo custo e alta acessibilidade) a população recifense e visitantes. Ela encontra-se inserida em um contexto internacional, onde recebe os “Nômades do Mar” – um veleiro francês que busca difundir as tecnologias de baixo custo.
A estrutura do evento será organizada em ambientes de tecnologias ligadas a segurança de nutrientes para o solo, segurança alimentar, segurança eficiência energética e segurança hídrica. Hortas suspensas, lavadora de roupas movida a bicicleta (foto), fogão solar, composteira caseira são algumas das tecnologias que estarão à mostra. No local, também haverá comercialização de tutoriais de construção de tecnologias, livros e publicações afins.
Pré-Mostra
O SERTA irá organizar uma Mostra prévia em celebração aos 27 anos de sua fundação, realizada nesta quarta-feira (27), no SERTA Glória do Goitá/PE. Durante a Mostra, acontecerá o Seminário Agricultura Familiar, Agroecologia e Extensão Rural: As mãos que alimentam a vida, com participação de agricultores/as, estudantes de Agroecologia e convidados.
Sobre os Nômades do Mar
Uma expedição francesa que aportou no Recife para conhecer as tecnologias alternativas desenvolvidas pelo SERTA, que fica em Glória do Goitá, Zona da Mata Norte pernambucana e em Ibimirim, Sertão do Moxotó. O Projeto “Nomades des Mers”, na tradução: “Nômades dos Mares”, envolve quatro pesquisadores e uma equipe de TV francesa que buscam compartilhar e difundir as invenções de lowtech, que quer dizer acessíveis, criativas, baseadas em conhecimentos locais e que responda a necessidades básicas.
Serviço:Mostra de Ecotecnologias para a Cultura, Saúde, Educação e Sustentabilidade
Local: Avenida Rio Branco, Recife Antigo.
Data: 31 de julho de 2016
Hora: de 8h às 17h