Mais um acidente é registrado no pátio de exames do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Desta vez, na sede do órgão, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, um candidato que fazia o teste de baliza para adiquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), perdeu o controle da direção do veículo, que atingiu um poste.
O homem sofreu ferimentos leves, de acordo com a assessoria de imprensa do Detran e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado para realizar os primeiros socorros. A dianteira do carro ficou danificada. O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira.
Este é o quinto acidente registrado em exames práticos do Detran-PE em dois meses. Todos os demais aconteceram durante o teste da rampa. Na quarta-feira passada, uma candidata acabou ferida no pátio de testes do órgão em Garanhuns, no Agreste do estado. A mulher teria perdido o controle do veículo na descida da rampa e atingido um muro do prédio. Uma ambulância do Samu foi acionada para fazer os primeiros socorros e encaminhar a candidata ao Hospital Dom Moura. Na unidade de saúde, a paciente foi submetida a exames e recebeu alta.
O Sindicato dos Servidores do Detran-PE acredita que os acidentes poderiam ter sido evitados se o órgão cumprisse a a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dotar os carros utilizados nos exames do duplo comando de freio, com um examinador acompanhando o candidato dentro do veículo.