Justiça Federal obriga Celpe a garantir a iluminação pública em São Vicente Férrer

Por Rafael Santos 05/11/2015 23:45 • Atualizado 05/11/2015
Compartilhe

image

A Companhia Energética de Pernambuco deverá voltar a administrar e manter a iluminação pública em São Vicente Férrer, no Agreste. A determinação foi dada pelo juiz Francisco Alves, titular da 2ª Vara Federal, nesta quinta-feira. A medida, no entanto, ainda está passível de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

O município entrou com ação na Justiça Federal solicitando a desobrigação de arcar com a administração do sistema de iluminação pública, obrigação que passou a ser dos municípios de acordo com as resoluções de números 414/2010 e 479/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A gestão municipal alegou incapacidade em assumir a responsabilidade pela iluminação pública devido às limitações de recursos financeiros, técnicos e pessoais.

No documento, o magistrado informa que os municípios só poderiam ser obrigados a aceitar patrimônio de terceiros e a fazer novas despesas com base em lei própria, de iniciativa do chefe do seu Poder Executivo, devidamente aprovada por sua câmara municipal, de acordo com o art. 165, II e III, da Constituição da República. “Há fortes indícios que não se poderia livrar essas concessionárias de serviços públicos de fazer a manutenção de tais ativos e nem de transferir esse ônus para os municípios, porque, se assim fosse, estar-se-ia admitindo um superpoder a ANEEL de interferência na propriedade das concessionárias e no patrimônio e despesas dos municípios, pois estaria obrigando estes a receber um patrimônio que, parece, estar sucateado, para passar a ser mantido pelos municípios”, declarou Alves.

A decisão também determina que a ANEEL se abstenha de punir São Vicente Férrer por não se submeter às resoluções.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte