Érika Waléria é eleita para o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco

Por Josildo Santos 27/11/2025 19:41 • Atualizado Há 18 minutos
Compartilhe

A produtora cultural Érika Waléria foi eleita, nesta quinta-feira , 27 de novembro, para integrar o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE), órgão responsável por discutir, formular, acompanhar e fiscalizar as políticas culturais no estado.

Erika é presidente da UNEGRO – União de Negras e Negros pela Igualdade em Pernambuco, conselheira nacional de juventude e integrante da Associação das Cirandas de Pernambuco, atuando há anos na defesa da cultura popular, das manifestações afro-brasileiras e das políticas de promoção da igualdade racial.

Sua eleição representa o fortalecimento da presença do movimento negro e das tradições populares no espaço institucional de debate e decisão sobre a cultura pernambucana. Ao assumir o assento no conselho, Erika passa a contribuir diretamente para a construção das diretrizes culturais do estado, ampliando a participação social e garantindo que as vozes dos territórios, da juventude negra e das comunidades tradicionais estejam representadas.

Segundo Erika, o novo papel é “mais uma responsabilidade coletiva, construída junto aos fazedores e fazedoras de cultura que lutam diariamente pela valorização da nossa ancestralidade, da nossa identidade e da nossa memória popular”.

Com esta eleição, a UNEGRO reforça sua presença nos principais espaços de controle social e participação cidadã no estado, e o setor cultural ganha uma representante comprometida com a diversidade, a democratização das políticas públicas e o fortalecimento das expressões culturais de matriz africana e da ciranda pernambucana.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte