A Operação Lei Seca foi retomada às ruas de Pernambuco e segue os protocolos para diminuir o risco de transmissão do coronavírus (covid-19) durante as ações.
Os protocolos foram estabelecidos pela Vigilância Sanitária e incluem o uso de máscaras, luvas, face shields e álcool 70%.
As atividades da operação estavam paradas desde março e foram retomadas de maneira gradativa no come. O novo protocolo estabelece que o policial ou agente de trânsito que operar o etilômetro deverá estar de máscara, óculos de proteção ou escudo facial,e luvas de procedimento.
Para o teste do bafômetro, o aparelho deve ser posto distante do operador, que deve higienizar a mão após cada procedimento. A capacidade máxima é de dez motoristas na blitz. Os veículos que fazem parte da operação, como vans e guinchos, são higienizados com saneantes desinfetantes ao término de cada blitz.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o uso do álcool em gel nas mãos não prejudica o motorista durante o teste do bafômetro. Se houver alguma dúvida em relação ao resultado, o motorista pode ser submetido a um reteste.