Copergás promove doação de 2 mil mudas de árvores para neutralização de carbono em Glória do Goitá

Por Rafael Santos 15/09/2021 17:41 • Atualizado 15/09/2021
Compartilhe

O presidente da Copergás André Campos, participou nesta quarta-feira (15), da solenidade de entrega de doação de 2 mil mudas de árvores nativas ao Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa).

O ato ocorreu na Sede do Serta, Campo da Sementeira em Glória do Goitá e contou com a presença da prefeita Adriana Paes, do secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti; do presidente do CPRH, Djalma Souto Maior Paes Júnior, da secretária de Planejamento e Meio Ambiente Joelma Farias e da presidente do Serta Alessandra Silva.

Para celebrar a entrega das mudas de árvores, André Campos juntamente com as demais autoridades realizou o plantio de ipês-brancos.
O presidente da Copergás conheceu a metodologia do Serta e suas ações voltadas ao meio ambiente.

A iniciativa da doação de mudas de árvores faz parte de uma ação da Companhia, em parceria com a Prefeitura de Glória do Goitá por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Serta para neutralização do carbono através do plantio de árvores.

Estudos constatam que a cada tonelada de emissão de CO2 (gás carbônico) é necessário o plantio de 7,14 árvores para evitar que o planeta sofra danos ambientais.

Utilizando a calculadora de emissão de CO2 disponibilizada pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça do Paraná, mais os dados computados em planilha de indicadores da Copergás, constatou-se que a Companhia emitiu o equivalente a 117 toneladas de gás carbônico entre julho de 2020 e junho de 2021 (entre consumo de energia elétrica, de gás natural, de combustível da frota de veículos e geração de resíduos sólidos).

Para compensar a emissão destas toneladas, é necessário o plantio de 1.267 mudas. O total que a Copergás vai doar é superior: será de 2.000 mil mudas.

A neutralização de carbono por plantio de árvores realiza-se através do processo chamado de “sequestro de carbono na atmosfera”. O CO2 é retirado do meio ambiente e fixado na biomassa da planta. A cada 7 árvores é possível sequestrar uma tonelada de carbono. Com base nesta média é determinada a quantidade de árvores necessária para neutralizar as emissões dos gases de efeito estufa.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte