A secretaria municipal de Agricultura de Glória do Goitá deu inicio a vacinação contra a febre aftosa no município. A secretária de Agricultura Margarida Emília e sua equipe, participaram do primeiro dia de trabalho da equipe na Zona Rural de Glória do Goitá.
A secretaria municipal de Agricultura, está disponibilizando para os criadores 3 mil vacinas, cada frasco contém 10 doses.
Cerca de 5 mil bovinos e bubalinos devem ser vacinados no município. A vacinação é obrigatória e protege os animais contra a doença e garante que o município permaneça como área livre para febre aftosa.
Em Pernambuco mais de 1,8 milhão de animais de serem vacinados. No País, o objetivo do Ministério da Agricultura é imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos durante todo o mês de maio.
O número representa mais de 90% do rebanho do País, de 217,5 milhões de cabeças.
De acordo com a secretária de Agricultura margarida Emília, o objetivo é imunizar, todo o rebanho Gloriense. “O município foi todo mapeado para a realização da campanha de vacinação, duas equipes de profissionais como engenheiro agrônomo e técnicos em agropecuária estarão vacinando e dando assistência aos criadores”, Ressalta a secretária.
Pernambuco é um dos estados livres da doença com auxílio de vacinação no Nordeste.
O produtor que não vacinar ou não declarar a vacinação junto à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO ficará impedido, por exemplo, de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), de se cadastrar em programas do governo e ainda deverá pagar multa.
A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa segue até o dia 31 de maio.