Com o objetivo de difundir a produção cultural musical do interior do Estado de Pernambuco, com foco maior na Zona da Mata Norte e nos gêneros musicais da região, o podcast ‘Cena Cultura’ ganhou destaque no assunto e se consolidou dentro do universo digital. Os programas são realizados ao vivo, às 20h, de forma quinzenal, nas segundas-feiras e a apresentação fica por conta de Alexandre Veloso. As plataformas escolhidas para veicular a série são: o Spotify, Youtube, Facebook e Instagram. Os dois primeiros são responsáveis pela escuta e visualização do conteúdo e as redes sociais atuam na área da divulgação do projeto, apresentando-o a um novo público.
Com seus 17 episódios já produzidos e veiculados, a série de podcasts expandiu a ideia de trazer a sociedade interiorana para dentro do universo digital, priorizando a expansão dos conhecimentos de quem mora na Zona da Mata Norte ao mesmo tempo em que mostra sua diversidade cultural para o mundo. Dada a importância do projeto, ele foi aprovado no 6º edital de Música, além de contar com convidados externos das diversas regiões: Zona da Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional e Região Metropolitana do Recife. Até o momento, o podcast já entrevistou representantes de dez cidades. Todos os episódios contam com tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Tamanho sucesso, o podcast ‘Cena Cultura’ vai receber novos episódios, passando de 12 programas para 20 episódios. A expansão da temporada é fruto da experiência única sobre o mercado cultural da Zona da Mata Norte de Pernambuco. “ Desde o início do projeto, temos nos deparado, com surpresa, sobre a força produtiva e criativa da região canavieira. São artistas, grupos e instituições culturais que, diariamente, cultivam a cultura como base fundamental de sustentabilidade, preservação, memória e difusão. E isso, sem dúvidas, é uma das maiores riquezas construídas por nossa gente” exalta o idealizador e coordenador do projeto, Alexandre Veloso.
A cada novo episódio um nome da cena cultural pernambucana dá vida ao podcast. Artistas como Philippe Wollney, Mestra Nice Teles, Manoelzinho Salustiano e Mestre João Paulo – conhecido como o Papa do Maracatu – participaram do projeto, trazendo seus conhecimentos e contribuindo para a manutenção das tradições regionais. Para os três últimos episódios do ‘Cena Cultural’, que sempre consegue surpreender na escolha dos convidados e nos temas abordados, as expectativas já são bem altas. Por isso, para acompanhar mais detalhes deste podcast e não perder nenhum episódio, visite a página do podcast no Instagram e Facebook, além de dar play no Youtube ou no Spotify.
O projeto é realizado com apoio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.