Neoenergia intensifica ação de retirada de fios irregulares de telecom dos postes de quatro cidades do Agreste e da RMR

Ações de segurança estão sendo realizadas durante 24h por dia e vão durar toda esta semana, nos municípios de Agrestina, Bezerros, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.

Por Rafael Santos 29/07/2025 15:29 • Atualizado Há 15 horas
Compartilhe

A Neoenergia Pernambuco está intensificando as ações de ordenamento de rede em todo o Estado. Apenas nesta semana, a empresa estará em quatro municípios, durante 24h por dia, para retirar dos postes os cabos de telecomunicações irregulares, que apresentam risco para a segurança das pessoas, e os que não possuem autorização para utilização das estruturas. Técnicos da distribuidora estarão espalhados pelas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, na RMR, e em Agrestina e Bezerros, no Agreste pernambucano.

No total, os postes de 51 ruas das quatro cidades passarão pela vistoria da Neoenergia. Todas as empresas de telecomunicações que possuem contrato com a distribuidora para a exploração dos postes nas vias foram avisadas antecipadamente e receberam um prazo de 30 dias para adequar a rede dentro dos padrões de segurança exigidos pela regulação do setor.

Com o objetivo de acelerar os trabalhos, os serviços nas cidades de Camaragibe e Bezerros serão realizados durante o dia, enquanto os de Jaboatão e Agrestina, à noite. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica, a supressão desses fios e equipamentos contribuem com a segurança da população, evitando, por exemplo, incêndios em postes.

Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia, existem ainda situações de ocupações clandestinas, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança. Esses são retirados imediatamente.

Confira abaixo as ruas que receberão a ação da Neoenergia Pernambuco até o próximo sábado:

BEZERROS – Ruas Princesa Isabel, Professor Amaral, Coronel José Pessoa, Frei Caneca, Nestor César, Manoel Laurentino Filho, José Taumaturgo Sobrinho, Girassol, Barão de Caruaru, Prefeito Romeu de Góes, Frederico Maranhão e Professor Amaral São Sebastião, além da Avenida Capitão Eulino Mendonça.

AGRESTINA – Ruas João Guilherme, João de Deus, 13 de Maio, Cônego Júlio Cabral, José de Morais, Santos Dumont, Dr. Sebastião Cabral, Josina Galvão e Heleno Batista, além da Avenida Dr. Genival de Vasconcelos.

JABOATÃO – Ruas Rossini Roosevelt de Albuquerque, Remanso, São Sebastião, Professor Severino Tolentino, Coronel Waldemar Basgal, Almirante Dias Fernandes, Doutor Luiz Regueira, Alexandre Baracho e Santa Lúcia; avenidas Abdo Cabus e Nossa Senhora do Loreto, além da Travessa Otávio Cruz.

CAMARAGIBE – Ruas Cassimiro de Abreu, Dom Basílio, Itapissuma, Josadark Alves de França, Francesa, Euclides da Cunha, Porto Rico, Expedito Correia, Ana Alves, Oscar de Albuquerque, Trindade, Maria Alves e Isabel Alves, além das avenidas Timbí, Luiza de Medeiros e Ersina Lapenda.

BALANÇO
A Neoenergia Pernambuco retirou aproximadamente 60 toneladas de cabos irregulares de cerca de 13,5 mil postes da rede de distribuição de energia em todo o Estado, no primeiro semestre de 2025. Técnicos da distribuidora ainda eliminaram mais de mil caixas de internet clandestinas que estavam instaladas de forma irregular, nas estruturas. 

O volume de retirada de equipamentos demonstra o crescimento das ações da Neoenergia em todo o Estado. No total, foram realizadas ações em 27 cidades durante os seis meses. Nos últimos anos, a empresa havia retirado 244 toneladas, sendo 104 em 2024, 70 em 2023 e 70 em 2022. O objetivo é que este número continue crescendo na segunda metade do ano.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte