A 2ª Promotoria de Justiça de Igarassu emitiu recomendações aos prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios de Araçoiaba e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, no sentido de adotar as providências necessárias para aumentar os índices de vacinação infantil nas duas cidades. A intenção é que ambas cumpram as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
As recomendações foram publicadas na edição do último dia 06 de junho de 2024, na edição do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A determinação da Promotora de Justiça Manuela de Oliveira Gonçalves reforça o esforço do MPPE nesse sentido.
No dia 16 de abril passado, foi publicada a Recomendação PGJ nº 1/2024, para que as Promotorias em todo o Estado atuem na fiscalização e cobrança aos gestores municipais para que intensifiquem as ações para ampliar a cobertura vacinal. No dia 13 de maio, foi lançada a campanha institucional “Vacina em Dia”, com o objetivo de sensibilizar as prefeituras no sentido de atender as metas definidas pelo PNI, que são de 90% para a BCG e 95% para as demais vacinas.
Os municípios de Araçoiaba e Igarassu, de acordo com a Promotora de Justiça Manuela de Oliveira Gonçalves, deverão realizar mobilizações e campanhas para engajar a população a fim de cumprir as metas de cobertura vacinal. Se necessário, realizar busca ativa de crianças e adolescentes não vacinados, intensificar a vacinação de rotina, adotar horários estendidos para a imunização e definir um “Dia D”, com ampla divulgação, para a vacinação dos grupos prioritários.