MPPE recomenda desobstrução de áreas públicas do Município, ocupadas indevidamente

Por Rafael Santos 14/06/2023 21:26 • Atualizado 14/06/2023
Compartilhe

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Poder Executivo do Município de Itambé, que adote providências para desobstruir áreas públicas ocupadas de forma irregular. Num período de 15 dias, a Prefeitura de Itambé deverá fazer o levantamento de todas as vias, passeios (inclusive praças), equipamentos e áreas públicas obstruídas no município.

Ao final desse prazo, os gestores municipais devem estabelecer um cronograma para desobstrução das áreas. Paralelamente ao levantamento, a Prefeitura deverá realizar ampla campanha educativa pelos meios de comunicação, sobre a necessidade de desobstrução dos espaços, permitindo assim a devida utilização pelos munícipes.

Assinado pela Promotora de Justiça Janine Brandão Morais, a recomendação levou em consideração, dentre outros pontos, o fato de que no Município de Itambé muitos comerciantes e alguns moradores utilizam indevidamente as calçadas, vias e espaços públicos, instalando sinalizações, anúncios, tendas, prejudicando, assim, a mobilidade dos cidadãos, obrigando-os a transitar pela rua, sob o risco de serem atropelados.

Foi considerado, ainda, o registro feito na Promotoria por um Policial Militar que exerce suas funções em Itambé. Ele narra que a obstrução de vias públicas por comerciantes está dificultando a atuação policial no combate à criminalidade. A recomendação também destaca que compete aos municípios promover o adequado ordenamento territorial, com planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

A recomendação, na íntegra, foi publicada no Diário Oficial eletrônico do MPPE do dia 14 de junho de 2023.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte