Jornalista Alê Cavalcanti estreia na XV Bienal do Livro de Pernambuco e lança Letras Jardineiras

Por Rafael Santos 27/09/2025 13:31 • Atualizado Há 1 hora
Compartilhe

“A poesia nasce quando damos ao mundo o que lhe é devido: o nosso mais genuíno olhar”. O verso que abre o livro Letras Jardineiras – Trivialidades em verso e prosa (Editora Viseu) é também uma espécie de manifesto de sua autora, a jornalista pernambucana Alê Cavalcanti, que lança oficialmente sua primeira obra na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, entre 3 e 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Nascida entre engenhos e livros em Catende, cidade da Zona da Mata Sul pernambucana, a 140 quilômetros do Recife, Alê cresceu cercada pela musicalidade das palavras. Herdou do avô, o poeta, professor, promotor de Justiça e ex-prefeito da cidade por quatro mandatos, Josibias Cavalcanti – falecido em maio deste ano –, a reverência ao verbo, e de Vinícius de Moraes, sua primeira grande paixão literária, o gosto pelo lirismo. Jornalista com carreira consolidada em Sergipe e em Pernambuco, construiu sua trajetória profissional nos meios de comunicação, mas sempre cultivou, em paralelo, uma seara íntima de versos e prosas.

“Este livro é um sonho antigo, um sonho de criança, que passou anos aguardando o tempo certo de florescer. Ele nasce de silêncios, de reflexões, de alegrias e dores também, mas, sobretudo, nasce da coragem de partilhar. Mais do que páginas, é um jardim aberto ao encontro, e a Bienal será o lugar perfeito para esse florescer”, afirma a autora.

O livro – Letras Jardineiras não é apenas um livro de poemas; é um território cultivado. Em suas páginas, cotidiano, memória e afeto se entrelaçam em versos e prosas poéticas que revelam a grandeza do trivial. Flores e dores se encontram como partes de um mesmo jardim.

A obra tem origem na página Rabiscos, criada pela autora no Facebook, em 2009, onde, durante mais de uma década, partilhou suas primeiras sementes literárias. Agora, essas sementes ganham corpo de livro, oferecendo ao leitor um compêndio que equilibra leveza e densidade, ternura e lucidez.

Bienal – A participação de Alê Cavalcanti na Bienal marca não apenas o lançamento oficial de seu primeiro livro, mas um rito de passagem que celebra sua estreia no palco literário:

📆 03 de outubro (sexta-feira), às 14h – Lançamento oficial no Espaço Conexão Petrobras.

📆 04 de outubro (sábado), às 13h – Sessão de autógrafos no estande da Livraria Palavra Encantada (nº 2-B e D).

Durante todos os dias da Bienal, o livro estará disponível para aquisição no estande da Livraria Palavra Encantada.

📌 Serviço
Letras Jardineiras – Trivialidades em verso e prosa (Editora Viseu)
Autora: Alê Cavalcanti
Instagram: @eualecavalcanti

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte