Dia Estadual do Rádio é promulgado em Pernambuco

Data, aprovada pela Alepe, reconhece transmissão da Rádio Clube como a primeira realizada no Brasil, em 6 de abril de 1919

Por Rafael Santos 06/11/2020 14:20 • Atualizado 06/11/2020
Compartilhe

Agora é lei. A partir do próximo ano, Pernambuco passa a celebrar o Dia Estadual do Rádio, que será comemorado em 6 de abril. A nova data comemorativa do Estado relembra a primeira transmissão por radiodifusão registrada no Brasil, que ocorreu no Recife no ano de 1919.

O reconhecimento foi promulgado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de uma proposição encaminhada pelo deputado Clodoaldo Magalhães para que o dia fosse incluído no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Estado, previsto na lei 16.241/2017.

Para o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), Nill Júnior, trata-se de uma conquista histórica. “É justo que se conte a história correta. Há vasta documentação e vários estudos que atestam que a data oficial do nascimento do rádio no Brasil é 6 de abril de 1919”, afirma.

A transmissão que inaugura a chegada da radiodifusão ao país foi realizada pela Rádio Clube, fundada naquele mesmo dia por jovens que estudavam eletricidade e telegrafia. O acontecimento foi registrado, na época, pelo Jornal do Recife.

“Um dos responsáveis foi o telegrafista Antônio Joaquim Pereira. Isso aconteceu em um estúdio improvisado perto da Ponte D’Uchoa e, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube passou a operar com transmissor de 10 watts, transmitindo seu sinal para todo o Recife”, conta Nill Júnior.

Gerente de jornalismo da Rádio Folha FM, Marise Rodrigues comemora. “Que bom ter vivido para ver esse reconhecimento ao pioneirismo do rádio pernambucano”, celebra. “Nunca entendi o porquê de o Brasil não reconhecer a pioneira na radiodifusão no país. Estou muito contente com essa decisão”.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte