
A secretaria Executiva de Vigilância e Atenção Primária, através do Projeto Boa Visão realiza, nesta quinta-feira (31/07), a partir das 9h, mais uma formação para os técnicos em Atendimento Óptico, reunindo profissionais das Gerências Regionais de Saúde (GERES) de Pernambuco. O encontro ocorre na sede do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco Governador Miguel Arraes (LAFEPE), localizada no bairro de Dois Irmãos, no Recife.
O objetivo da formação é qualificar os profissionais, tanto os que estão ingressando na função quanto aqueles que já atuam no projeto, para o exercício das atividades relacionadas ao atendimento óptico nas unidades de saúde e Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas (UPAEs). Entre as atribuições dos técnicos estão o acolhimento dos beneficiários, a apresentação do mostruário de armações, a medição da distância pupilar e da distância naso-pupilar, no caso de alunos com estrabismo, além de outras ações essenciais para garantir a correta produção e entrega dos óculos aos estudantes.
A função desses profissionais inclui também o manejo adequado com o público do Projeto Boa Visão, formado majoritariamente por crianças e adolescentes, além de exigir comunicação eficaz, empatia, paciência, organização e controle das demandas. Os técnicos só devem iniciar o trabalho nas unidades após passarem por essa etapa de treinamento e formação no LAFEPE.
“O objetivo é preparar os novos profissionais das GERES — e também aqueles que já atuam — que estão assumindo o papel de Técnico em Atendimento Óptico do Projeto Boa Visão. Esses profissionais são responsáveis pelo acolhimento dos beneficiários durante o atendimento nas Unidades de Saúde e UPAEs, pela apresentação do mostruário para a escolha das armações dos óculos, pela medição da Distância Pupilar, da Altura e da Distância Naso-Pupilar, esta última especialmente nos casos de alunos com estrabismo”, explicou a diretora geral de Atenção Primária, Rafaela Niels.
BOA VISÃO – O projeto atende majoritariamente crianças e adolescentes matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino, além de outros integrantes da comunidade escolar, promovendo acesso à saúde ocular e contribuindo para o desempenho educacional. Em 2023, o Projeto Boa Visão foi responsável por 5.256 consultas oftalmológicas e entregou 4.370 óculos para estudantes de 157 escolas. Já em 2024, foram 6.717 consultas e 5.784 óculos entregues a alunos de 224 escolas. Até o momento, em 2025, o projeto já soma 1.296 consultas realizadas e 1.133 óculos entregues. No total acumulado entre 2015 e 2024, foram 131.039 consultas e 87.648 óculos corretivos distribuídos em 1.253 escolas da rede estadual.