Curso de cientista de dados: esteja preparado para a profissão do futuro

Por Rafael Santos 18/12/2023 08:50 • Atualizado 18/12/2023
Compartilhe

Você já deve ter ouvido por aí que um curso de cientista de dados pode te garantir um caminho próspero no mercado de trabalho. A profissão tem se tornado destaque em diversos tipos de empresa e nem mesmo o surgimento da Inteligência Artificial (IA) parece estar sendo o suficiente para eliminar a necessidade de um bom cientista de dados.

Com a perspectiva de que a capacidade analítica destes profissionais é inestimável, quem trabalha com ciência de dados está garantido para os próximos 30 anos, como apontam algumas pesquisas. Mas melhor do que falar, é provar, e você vai ver tudo sobre o assunto neste artigo.

Por que fazer um curso de cientista de dados?

Seja você um iniciante no universo da tecnologia ou até mesmo um vetereno que está tentando mudar ou alavancar sua carreira, aprender mais sobre como ser um cientista de dados pode te deixar bem preparado para alguns desafios do mercado de trabalho no mercado.Não é de hoje que a ciência de dados está em foco. Já faz bons anos que sua presença é fundamental não apenas em algumas, mas em todas as empresas mundo afora. Esta tendência, inclusive, não mostra sinais de desaceleração. Pelo contrário, o mercado espera que a demanda por cientistas de dados continue crescendo nos próximos 20 a 30 anos, o que justifica a procura constante por bootcamps neste setor.

Ciência de dados: O mundo da era digital

Muito mais do que apresentar um produto bonito, as empresas estão desesperadas em entender o comportamento de seus clientes para que consigam atingir o maior número possível de pessoas. Por isso, o trabalho do cientista de dados é fundamental para essas instituições. Isso porque:Era dos dados: Com toda a digitalização que nos cerca ultimamente e uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), um grande volume de dados é gerado a cada segundo. Eles, então, são extremamente valiosos para as empresas, pois podem unir seus conhecimentos em diferentes linguagens de programação para guiar essas informações a decisões práticas ao modelo de negócios.Especialização: Muito mais do que coletar e apresentar dados, o trabalho do cientista de dados exige uma análise crítica e compreensão de todos os elementos encontrados. Tudo em linha com a estratégia da empresa.Multisetorial: Não é exagero dizer que qualquer empresa precisa de um cientista de dados. Hoje, é impossível uma instituição não estar conectada digitalmente a outros usuários e, por isso, seja ela do setor fabril, comunicação, alimentos, automóveis e por aí vai… A ciência de dados é muito mais que necessária.Antecipação: Cada vez mais as empresas estão entendendo que para se manterem competitivas no mercado por um longo prazo, elas precisam entender o comportamento de seus clientes. Assim, é hora de começar a não apenas coletar os dados, mas interpretá-los. Para isso, o cientista de dados é peça-chave.

Como a Inteligência Artificial afeta o cientista de dados?

É inegável que a Inteligência Artificial balançou as estruturas. Afinal, muitas pessoas viram seus trabalhos serem repassados para uma plataforma deste tipo, colocando em dúvida a necessidade de sua contratação pela empresa. Entretanto, quando olhamos para o universo dos cientistas de dados, a conversa é um pouco diferente. Nesta e em tantas outras profissões, a inteligência artificial está sendo utilizada mais para automatizar tarefas repetitivas e demoradas, como limpeza de dados e análise preliminar. Com tempo disponível, a ciência de dados, de fato, pode ser iniciada, com o profissional podendo se dedicar às linguagens de programação e uma interpretação mais aprofundada das informações e alinhada com as estratégias para a empresa.Isso quer dizer que a IA é parte presente no trabalho do cientista de dados. Porém, com uma participação muito mais de melhorar a eficiência e trazer precisão. Até porque, essas plataformas ainda não são capazes de usar o “feeling” pessoal para uma boa análise crítica.

Mas, calma aí! O que é a ciência de dados?

Falamos sobre vários argumentos de porque o cientista de dados tem cadeira cativa no mercado de trabalho no futuro, mas ainda não explicamos o que ela é, não é mesmo!? Então, vamos entender um pouco melhor o que faz este profissional!A ciência de dados combina estatística, análise de dados e conhecimento em tecnologia da informação. Isso quer dizer que para além da parte técnica, você também precisa ter alguns conhecimentos em matemática e senso crítico para interpretar bem os dados.Desde o setor financeiro até empresas de saúde, o cientista de dados tem um papel fundamental na estratégia de negócios e desenvolvimento de novos produtos, atuando diretamente na tomada de decisões das instituições.Para isso, o cientista de dados deve saber sobre estatística, linguagens de programação, machine learning e big data. Capacidade analítica e boa comunicação também fazem parte do repertório exigido. Afinal, precisa ser capaz de passar sua percepção às pessoas responsáveis pelas ações.

TripleTen: Comece seu curso de cientista de dados aqui!

Para que você possa adquirir todas essas “skills”, um bom curso vai te colocar à frente de muitos concorrentes. Ainda mais se optar pelo bootcamp da TripleTen.Experiência: Com o curso, você tem acesso a um programa que te coloca em experiências do mundo real, permitindo a participação em projetos de verdade para você gerar seu próprio portfólio.Conteúdos: É claro que a teoria também faz parte do curso de dados da TripleTen, promovendo insumos fundamentais do básico ao avançado de machine learning e big data, além das principais tendências do mercado.Engajamento: A TripleTen possui uma plataforma para que alunos conversem e troquem experiências em fóruns com outros cientistas de dados, enquanto os tutores estão sempre disponíveis para atender todas as demandas.Use o cupom FUTUROBR30 e ganhe 30% de desconto na compra do curso de cientista de dados da https://tripleten.com.br/  (TripleTen). Mude de vida agora mesmo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte