Buenos Aires, Lagoa do carro e Macaparana são os únicos municípios com o CAUC limpo na Mata Norte

Por Giro 12/03/2018 10:49 • Atualizado 12/03/2018
Compartilhe

Os municípios de Buenos Aires, Lagoa do Carro e Macaparana são os únicos municípios que estão limpos com o Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias). Isso só foi possível pelas cidades atenderem a todos os requisitos fiscais, com todos os itens comprovados, junto aos órgãos competentes. Com isso, estão aptos para receber transferências e recursos federais sem qualquer restrição.

– ENTENDA MELHOR O QUE É O CAUC

O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e de organizações da sociedade civil (OSC), necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

Por exemplo, o CAUC recebe informações da Secretaria da Receita Federal do Brasil (acerca da emissão de certidão em tributos federais), da Caixa Econômica Federal (sobre a emissão do certificado de regularidade no FGTS), etc. Depois de obtida a informação de regularidade ou de pendência, o CAUC agrupa todas essas informações no extrato exibido em sua página.

O objetivo é facilitar que os gestores desses entes políticos e de OSC, como também os gestores federais, conheçam-lhes a situação fiscal, podendo também ser utilizado para comprovação do cumprimento dos requisitos. A União só pode transferir recursos financeiros, de modo voluntário (transferências voluntárias – “convênios” – e Termos de Parceria), se os gestores tiverem satisfeito aquelas exigências. Atualmente, o CAUC monitora doze exigências de um universo de vinte e três.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte