Prefeitura do Paudalho realiza programação para produtores culturais em parceria com SEBRAE e Fundarpe

Por Rafael Santos 29/03/2023 11:36 • Atualizado 29/03/2023
Compartilhe

Sabendo da importância dos seus produtores culturais, a Prefeitura do Paudalho por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude realiza nesta semana diversas ações voltadas para o setor com a emissão e renovação de Carteiras dos Artesãos do município e entrega de certificados, além de oficinas sobre Patrimônio Cultural.

Na última terça-feira (28), em parceria com o SEBRAE, foi realizada uma ação para emissão e renovação de Carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) para os artistas manuais de Paudalho. O evento ocorreu na Casa das Juventudes, localizada no Alto do Cruzeiro. A carteira é um documento essencial para que esses profissionais tenham seus direitos garantidos e possam expandir seus trabalhos. Atualmente a pasta atende 184 artesãos cadastrados nas mais diversas vertentes artísticas e vários ainda não tinham a Carteira de Artesãos. “A importância em si é para os artesão de paudalho serem reconhecidos como um profissional no que faz, no que gosta de fazer na arte. Para também o município ser reconhecido, para nosso trabalho ser reconhecido fora, e também a gente ter possibilidades de conseguir material e também cursos.” comentou o artesão José Rivaldo, que participava da ação.

Continuando com o reconhecimento a esses produtores, a Secretaria ainda realiza nesta quarta-feira (29), a entrega de certificado homenageando esses profissionais. A iniciativa faz parte da programação de celebração do Dia do Artesão, que foi celebrado no dia 19 de março. Os certificados serão entregues a partir das 14h durante oficinas realizadas em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no Auditório do Pátio da Feira, Centro de Paudalho. O evento começou às 9h, com a Oficina sobre o Patrimônio Ferroviário, para contribuir para a preservação da memória ferroviária e para a construção de estratégias de planos de preservação e salvaguarda para o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco.

Continuando a ação, às 14h, tem Oficina sobre os Editais do Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco e sobre o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural e dar orientações quanto ao preenchimento e candidatura. Os encontros integram as ações de Educação Patrimonial, da Gerência Geral de Preservação Cultural da Fundarpe e Superintendência de Proteção ao Patrimônio Cultural e Histórico do Paudalho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte