Saúde em Paudalho avança e prefeito comemora investimentos

Por Rafael Santos 19/04/2018 14:20 • Atualizado 19/04/2018
Compartilhe

O prefeito do Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), anunciou novos investimentos na cidade. Segundo o gestor, nos próximos dias serão inauguradas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Parto Humanizado. Ele ainda lembrou que oito postos de saúde foram anunciados. “Conseguimos no ano passado quatro postos e outros quatro nesse ano. Nós já temos um sendo construídos na Primavera, estamos com licitação para o Alto dos Irmãos e uma licitação para o Centro e ainda conseguimos mais quatro esse ano que vão atender os bairros do Bobocão, Asa Branca, Chã do Pinheiro e Santa Teresa. Há muito a ser feito, mas graças a uma equipe unida e comprometida nós conseguimos obter muitos resultados”, explicou. A notícia foi dada na última segunda-feira (16), enquanto o gestor, juntamente com autoridades, assinou ordem de serviço das obras do Laboratório Municipal e do Centro de Diagnóstico.

O serviço no Laboratório Municipal começou a ser ofertado em maio de 2017. Até março deste ano, 192 mil exames foram realizados no local. O Laboratório fica no bairro do Alto do Hospital e funciona de domingo a domingo. São oferecidos mais de 65 tipos de exames como, por exemplo: hemograma completo, glicemia, colesterol, triglicerídeo, hormônios tireoidianos, FSH, LH, Beta-HCG, PSA total e livre, vitamina D, classificação sanguínea, parasitológico de fezes, entre outros.

O Laboratório

A unidade tem grande estrutura com sistema de gerenciamento de qualidade e alta tecnologia para a realização dos exames. Com uma equipe composta por seis biomédicos, quatro técnicos de laboratório, três recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais, cerca de 2.300 pessoas recebem atendimento por mês, somando uma média de 19 mil exames no período. Por dia, são atendidos de 90 a 120 usuários o que totaliza cerca de 800 a 960 exames realizados. “Em maio de 2017 nós conseguimos abrir o nosso Laboratório de apoio ao diagnóstico. É muito difícil fazer saúde sem ter os exames complementares, só na análise clínica. E a gente conseguiu elevar o nível da saúde de Paudalho começando por isso. Implantamos ultrassom,trouxemos a oftalmologia, reformamos os postos de saúde, conseguimos que oito unidades de saúde passassem pelo projeto do Governo, o PMAQ. E aos poucos estamos conseguindo mudar a situação”, comemorou.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal é necessário ser investido 15% dos recursos de Paudalho na Saúde. O Município investiu em 2017, 23%. Na Educação era necessário ser investido 25% e a Prefeitura investiu 33%. “Em janeiro de 2017 nós pegamos a Saúde do Município praticamente fechada. Tinha uma corrente na porta da emergência do hospital, todos os postos de de saúde de férias. E aos poucos a gente veio modificando essa situação. Nossa gestão é marcado pela Saúde para todos. Não é serviço para rico e serviço para pobre, mas serviço para todos”, enfatizou.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte