Pesquisa: Joaquim e Botafogo aparecem empatados

Por Rafael Santos 24/09/2016 07:49 • Atualizado 24/09/2016
Compartilhe

joaquim_botafogoO prefeito de Carpina, Carlinhos do Moinho (PSB), está fora da disputa em Carpina, um dos mais importantes municípios da Zona da Mata Norte do Estado, a 45 km do Recife. Ali, se as eleições fossem hoje, o s votos seriam contados um a um, sem definição de quem venceria. Numericamente, Joaquim Lapa, candidato do PTB, está na frente com 41,7% das intenções de voto, mas Manoel Botafogo, do PDT, aparece encostado, em empate técnico, com 40,9%. Júnior Botafogo, sobrinho de Manoel Botafogo, candidato pelo PSD, aparece com 3,4%, enquanto Carlinhos do Moinho desponta com apenas 3,1%. Marcello Mancha, do Psol, é o último com 0,6%. Brancos e nulos somam 4% e 6,3% se apresentam indecisos.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado e lembrar o nome do candidato da sua preferência sem ter acesso ao disco com o nome de todos os postulantes, Joaquim Lapa aparece com dois pontos à frente de Manoel Botafogo. Tem 40,6% das intenções de voto ante 38,9% de Botafogo, enquanto Carlinhos do Moinho se situa na faixa de 2,6%. Júnior Botafogo foi citado por apenas 1,4% e Marcelo Mancha por 0,3%. Neste modelo, brancos e nulos somam 3,7% e indecisos sobem para 12,5%.

No quesito rejeição, Carlinhos do Moinho é imbatível. Dos entrevistados, 58% disseram que não votariam nele de jeito nenhum e Botafogo aparece em segundo, com 17,4%. Joaquim Lapa bem baixa rejeição – apenas 5,1%. Marcelo Mancha aparece com 3,1% e Júnior Botafogo com 2,9%. Entre os entrevistados, 3,1% disseram que rejeitam todos e 10,4% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos apresentados no disco.

Com 350 questionários aplicados entre os dias 17 e 18 deste mês, as entrevistas foram realizadas nas localidades do Bairro Novo, Cajá, Caramuru, Carneiro Leão, Centro, Chã do Meio, COHAB I, II e III, Florestinha, IPSEP, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz, Santana, Santo Antônio, São José, São Sebastião, Senzala, Teto do Povo I e II e Três Marias.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-07550/2016.

Estratificando o levantamento do Instituto Opinião, Joaquim Lapa aparece melhor situado entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (51,3%), entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (44%) e entre os eleitores com renda familiar de apenas um salário mínimo (46,3%). Por sexo, 43,8% dos seus eleitores são homens e 39,9% são mulheres.

Já Manoel Botafogo tem seus melhores percentuais de intenção de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (50,9%), entre os eleitores com renda familiar entre um e dois salários (49,4%) e entre os eleitores com grau de instrução da 6ª a 9ª séries (45,3%). Por sexo, 41,5% dos seus eleitores são mulheres e 40,1% são homens.

Avaliação da gestão

O prefeito Carlinhos do Moinho aparece com uma rejeição estratosférica. Entre os entrevistados, 89,1% desaprovam a sua administração ante 6,6% que aprovam. Apenas 4,3% disseram que não sabiam responder ou se negaram a responder. O Governo de Paulo Câmara tem 40,7% de aprovação e 37,7% de desaprovação, enquanto 22% disseram que não sabiam responder ou se negaram a responder. Já o Governo Michel Temer aparece com 56,9% de desaprovação e 17,7% de aprovação, enquanto 25,4% disseram que não sabiam responder ou se negaram a responder.

Blog do Magno

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte