João Morais lidera pesquisa para disputa pela Prefeitura de Machados

O empresário lidera cenários na espontânea e estimulada

Por Rafael Santos 25/04/2019 08:23 • Atualizado 25/04/2019
Compartilhe

Pesquisa realizada em Machados pelo Instituto Contexto, entre os dias 7 e 10 deste mês de abril, mostra que o prefeito Argemiro Pimentel terá dificuldades para fazer o seu sucessor, no próximo ano, principalmente se o candidato da situação for o vice Juarez Rodrigues e houver a união dos candidatos da oposição.

Tanto na pesquisa espontânea como na estimulada (quando é apresentado um cartão com o nome dos possíveis candidatos) o empresário e ex-vereador João Morais aparece na liderança, à frente dos principais adversários.

Os percentuais, no entanto, não apontam ainda um grande favorito, embora uma hipotética união dos pré-candidatos da oposição possa aumentar a vantagem dos que defendem mudanças no município.

Contexto entrevistou 462 pessoas, na cidade, distritos e zona rural, levando em conta o peso de cada reduto eleitoral.

Intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4,5%.

ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea (sem o uso de cartão), apresentou os seguintes números:

João Morais – 15,58%

Juarez Rodrigues – 12, 12%

Cido Plácido – 7,79%

Manoel Custódio – 7,79%

Nerivaldo Lira – 4,33%

Artur Morais – 1,73%

Silvinho da Banana – 1,30%

Argemiro Pimentel – 1,30%

Valdinho do Mercado – 1,30%

Silvio Borba – 0,9%

Outros nomes como Rogério do Bar, Luciano da Funerária e Erivaldo Morais ficaram com percentual abaixo de 1%. Segundo o diretor do Contextto, Olívio Barros, o baixo percentual de Argemiro e Silvio Borba pode ser explicado pelo fato da maior parte da população saber que eles não serão mais candidatos. “A maioria tem conhecimento que o nome a ser apoiado pelo prefeito é o vice “Juarez da Banana”, frisou.

ESTIMULADA– Pesquisa estimulada foi feita em mais de um cenário. No principal deles foram colocados 12 nomes. João Morais novamente ficou à frente, desta feita somando 25,11% das intenções de votos.

Depois aparecem com potencial os seguintes pré-candidatos:

Juarez Rodrigues – 16,88

Cido Plácido – 12,99%

Manoel Custódio – 11,69

Nerivaldo Lira Alves – 7,36

Artur Morais – 3,46

Silvinho da Banana – 3,03

Valdinho do Mercado – 3,03,

Silvio Borba – 1,30

REJEIÇÃO– Contexto também procurou saber o índice de rejeição dos pré-candidatos. Quando perguntado em quem o eleitor não vota de maneira nenhuma ele se manifestou assim:

Nerivaldo Lira Alves – 0,87%

Artur Morais – 1,30%

Valdinho do Mercado – 1,73%

Luciano da Funerária – 3,46%

Joao Morais – 3,46%

Erivaldo Morais – 4,33%

Rogério do Bar – 6,93%

Manoel Custódio – 6,93%

Silvinho da Banana – 7,79%

Silvio Borba – 8,66

Juarez da Banana – 9,09%

Cido Plácido – 15,09%

Como o leitor pode perceber, nenhum dos nomes está com a rejeição muito alta, com exceção do Ex-prefeito Cido Plácido que entra em uma zona perigosa e desconfortável. Normalmente os diretores dos institutos de pesquisa só consideram inviável uma candidatura quando a rejeição ultrapassa os 20%. Como a grande maioria das opções apresentadas são de candidatos com intenções reais para disputa ainda desconhecidas do eleitor, os candidatos mais conhecidos tende a terem um percentual de rejeição um pouco maior que outros nomes menos conhecidos, expostos ou explorados, o que não significa dizer nesse momento que são viáveis ou inviáveis.

AVALIAÇÃO DO PREFEITO – Na pesquisa do Instituto Contexto, foi feita uma avaliação da administração de Argemiro Pimentel. Os números foram positivos. Gestor tem 40,26% de ótimo e bom; 43, 29% de regular e apenas 16,45% de ruim e péssimo.

AVALIAÇÃO DO GOVERNADOR– Já o governador Paulo Câmara, está precisando melhorar um pouco sua imagem em Machados. Socialista teve 30,30 % de bom e ótimo, 10,39 de regular e 54,11% de ruim e péssimo.

AVALIAÇÃO DO PRESIDENTE– Presidente também está sendo reprovado pela população de Machados Segundo a pesquisa do Contextto, Bolsonaro obteve 15,58% de ótimo e bom; 18,61% de regular e 61,90% de ruim e péssimo.

Claro que ainda é cedo para definir quem é favorito para vencer a eleição em Machados em 2020. João Morais, que hoje está na frente, para avançar mais e chegar a um percentual que lhe garanta a vitória não poderá colar demais sua imagem a do governador, a não ser que esse melhore o seu desempenho e seja mais bem avaliado pelos eleitores do município.

De todo modo, a oposição, que já foi insignificante e estava praticamente aniquilada, hoje está com potencial para chegar ao poder sob a força do empresário João Soares de Morais

Já o prefeito Argemiro Pimentel, apesar de ter feito uma boa primeira gestão, tem uma aprovação menor do que já teve. O seu vice, que está na mídia diariamente e recebendo todo apoio do grupo do pesebista ainda não caiu no gosto do povo. Para vencer o pleito e chegar ao gabinete principal do Palácio Municipal terá de ter mais desenvoltura e habilidade.

O número de indecisos da pesquisa foi considerada por alguns pré-candidatos como muito baixo. Mais quando somados os que não têm candidato, com quem não soube responder, pretende votar em branco ou anular o voto o percentual chega perto de 13%.

Fonte. Pesquisas para consumo interno do Gabinete do Deputado Antônio Moraes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte