Carpina sobe em ranking de transparência

Por Rafael Santos 19/04/2019 13:14 • Atualizado 19/04/2019
Compartilhe

A Prefeitura do Carpina avançou no ranking de transparência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), chegando à vigésima nona colocação, dentre os 184 municípios pernambucanos. Ao assumir, a atual gestão encontrou os índices quase zerados e a cidade nas últimas colocações, no que se refere ao repasse de dados.

Em 2017, o portal começou a ser alimentado com informações que englobam licitações, pagamentos, receitas, orçamento, viagens, imóveis e gastos em geral, atingindo, em 2018, 91% de dados anexados, situação classificada como desejável, segundo o Índice da Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE/TCE-PE). Essa porcentagem estava bem abaixo do ideal em 2015 e 2016; com 2,70% e 7,50%, respectivamente.

Para o Prefeito do Carpina, Manuel Botafogo, o bom resultado é reflexo da responsabilidade e compromisso da gestão com a contas públicas. “Não me espanto em carpina ter melhorado a situação junto ao TCE. Desde que assumimos, trabalhamos com transparência em tudo que fazemos. Sabemos que o repasse das informações para o tribunal é de suma importância para a credibilidade de nossa cidade, no Estado e no Brasil todo. Carpina, hoje, é uma cidade que paga em dia seus funcionários e seus fornecedores, não temos nada o que esconder de ninguém e disso eu me orgulho muito”, disse o gestor.

O Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE) é um levantamento que mostra a situação dos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado. O trabalho é realizado pela Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação (GATI), em parceria com o Departamento de Controle Municipal (DCM) do Tribunal de Contas, e tem como objetivo estimular a melhoria da transparência pública, tornando mais efetivo o controle social e o exercício da cidadania.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte