Renê Patriota, agora no PSOL, tentará candidatura a deputada federal


A médica e advogada Renê Patriota lança sua pré-candidatura a deputada federal por Pernambuco neste sábado (07 de julho) no Recife. Dessa vez, a ativista social, voz forte contra privilégios no setor público, com mais de 20 anos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), dos direitos de usuários de planos de saúde e da cidadania de populações excluídas, como sem-teto e dependente químico, tenta chegar ao Congresso Nacional filiada ao PSOL.

“O PSOL tem uma pauta que converge com os meus ideais na luta por moradias, combate à corrupção, fim dos privilégios, investimentos na saúde, educação e assistência social”, explica Renê. Ela entrou na política há 15 anos, pelo Partido Verde, onde fez história sendo a primeira candidata mulher ao Senado e ao governo do Estado e depois primeira suplente de deputada federal pela legenda. Na eleição municipal de 2016, Renê mais uma vez se destacou, obtendo o maior número de votos (4. 561) entre os demais candidatos do PV à Câmara de Vereadores do Recife. Não foi eleita porque o partido não alcançou o coeficiente eleitoral.

O lançamento da pré-candidatura de Renê Patriota nessas eleições 2018 será neste sábado (07 de julho), a partir das 12h, na Rua Carlos Estêvão, 54, na Madalena.

A pré-candidata a deputada federal já vem discutindo com segmentos da sociedade uma pauta a defender no parlamento. Os eixos principais são a manutenção e fortalecimento do SUS, com atendimento gratuito, qualidade da assistência e das condições de trabalho; ampliação das garantias para quem paga plano de saúde privado; fim dos privilégios nos três poderes; habitação popular; educação em tempo integral da creche ao ensino médio; proteção à criança para evitar e combater a situação de rua e uma política mais eficaz contra o tráfico de drogas e na reabilitação de usuários.

BIOGRAFIA

Natural de Arapiraca (AL), filha de um carteiro e de uma parteira, Renê Patriota conheceu em casa as dificuldades do nordestino de classe baixa. Ainda pequena veio com a família para Pernambuco, passando a infância e a adolescência em Garanhuns, Agreste do Estado. Como bolsista conseguiu concluir a formação básica e o ensino médio, formando-se depois em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ginecologista e obstetra, vivenciou o sofrimento de mulheres na luta por pré-natal e parto perto de casa. Ao longo da carreira foi se indignando com o desrespeito a usuários do SUS e de planos privados de saúde. O resultado das lutas jurídicas que passou a protagonizar nas duas áreas foi a fundação da Associação de Defesa de Usuários de Sistema, Planos e Seguro de Saúde (Aduseps).

A entidade presta assessoria jurídica a que busca o direito constitucional à saúde pública e exige o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor para ter suas garantias de usuário de plano privado respeitadas. Ao longo dessa trajetória, a Aduseps assumiu outra função também, a de representar a população nos colegiados de fiscalização do SUS. Fundou a Ouvidoria Popular, que levanta a lista de espera em UTIs públicas, e tem participação em conselhos de saúde, para tentar mudar a política das secretarias de Saúde.

A atuação em favor da justiça fez Renê procurar a formação jurídica. Hoje também é advogada e tornou-se, pela longa trajetória, uma voz nacional em defesa dos usuários da saúde, participando de eventos e fóruns em todo o País. Em Pernambuco criou projetos sociais em comunidades como o Coque e Madalena, para formação cidadã de crianças e adolescentes. Atuou também na Pastoral Carcerária, para assistência dos presos.

Na carreira política, para fortalecer a militância em favor dos direitos sociais, foi filiada ao PV por 15 anos, sendo a primeira candidata a governadora (2006) pelo partido e também ao Senado (2010). Nessa ocasião obteve 124.554 votos, sendo a quinta colocada sem coligação. Atualmente é suplente de deputada federal pelo PV.

SERVIÇO: Lançamento da pré-candidatura de Renê Patriota a deputada federal pelo PSOL. Sábado, 7 de julho, a partir das 12h, na Rua Carlos Estêvão, n 54, Na Madalena ( próximo à Nagem Informática).

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday