Alberto Feitosa quer mais recursos estaduais para socorrer artistas

Por Rafael Santos 15/12/2021 11:09 • Atualizado 15/12/2021
Compartilhe

O deputado Alberto Feitosa (PSC) fez um apelo ao Governo de Pernambuco, na Reunião Plenária desta terça (14), para que amplie a liberação de recursos em socorro a produtores culturais. Ele argumentou que, por possuir verbas direcionadas pelo Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc, o Estado deveria estender os pagamentos aos artistas qualificados como suplentes nas seleções locais.

O parlamentar explicou que a classificação de suplência foi criada pela gestão Paulo Câmara. “Ele lançou um decreto que continha um edital. Artistas de diversos segmentos, então, tentaram se habilitar para fazer jus às verbas da Lei Aldir Blanc, mas muitos não foram classificados”, informou.

Além disso, segundo Feitosa, em anos anteriores à pandemia, o Estado liberou recursos próprios para atender a um número muito maior de produtores. “Por que agora, quando conta com valores federais, a gestão estadual não assiste todos os que precisam?”, indagou, registrando a presença de postulantes classificados como suplentes nas galerias do Plenário.

O deputado anunciou que o apelo será transformado em indicação do mandato dele. Do mesmo modo, sugeriu que a Alepe poderia encaminhar uma proposição desse tipo ao Poder Executivo. “Vou requisitar a retirada, daquele edital, de critérios que concedem pontuação diferenciada a quem é homossexual e transexual. Peço ainda que seja suprimido outro dispositivo que contempla pessoas por critério de raça.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte