Bom Jardim: Escola 19 de Julho é homenageada na ALEPE

Por Rafael Santos 26/04/2018 16:45 • Atualizado 26/04/2018
Compartilhe

Idealizada pelo folclorista Mário Souto Maior, a Escola Municipal 19 de Julho, em Bom Jardim (Agreste Setentrional), completou 60 anos em março. Um Grande Expediente Especial, realizado nesta quinta (26), marcou a passagem da data, a pedido do deputado Joaquim Lira (PSD).

A criação da escola foi estimulada pela Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, que, na década de 1950, objetivava ofertar ensino secundário para a população mais pobre, em diferentes localidades do Brasil. Mário e o irmão, Moacy, almejavam dar oportunidades melhores aos jovens de Bom Jardim e cidades vizinhas.

Composta por 24 alunos, a primeira turma começou no dia 24 de março de 1958, contando com Madre Ódila Maroja, Carmem Souto Maior e Lili Salvador, além do próprio Mário, como professores. Atualmente, a escola, que possui 50 funcionários, oferece anos finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo a um quantitativo de 450 alunos.

Ao abrir a solenidade, o deputado Romário Dias (PSD) chamou atenção dos estudantes para a importância de os jovens participarem da política. Nesse sentido, citou o projeto Aula de Cidadania. Joaquim Lira também fez ênfase à participação: “Tudo que passa por Pernambuco passa pela Assembleia, porque aqui é a Casa de todos os pernambucanos”. “Uma escola que nasceu na terra da música e do granito. Com grandes mestres, o nome da escola homenageia justamente Bom Jardim, com a data de sua emancipação”, acrescentou Lira.

Diretor da instituição, Márcio Alexandre da Cruz citou poema do educador Rubem Alves ao prestar homenagem a Mário Souto Maior: “’Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma.’ Mário plantou com amor, e hoje os frutos estão sendo colhidos”.

A celebração das seis décadas de funcionamento da escola vem acompanhada da notícia da reforma do prédio, trazida pelo secretário de Educação de Bom Jardim, João Francisco Neto. “Com um projeto novo e moderno, a 19 de Julho praticamente ganhará um nova sede, o que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do ensino”, pontou, elencando as construções de escolas e creches que estão sendo executadas no município.

Ao final da solenidade, uma placa comemorativa ao aniversário da escola e livros foram entregues a Márcio, que presenteou o parlamentar com publicação em que conta a história do colégio. A aluna Yasmin Oliveira leu poema escrito para a ocasião. “Sessenta anos de glória com Mário Souto Maior. Continuamos juntos fazendo o melhor”, disse. O Servidor da Alepe Sérgio Pereira, ex-aluno da escola, também homenageou a instituição pelo aniversário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte