Alunos do Sesi Escada e Goiana representam Estado na Olimpíada do Conhecimento

Grupos da Zona da Mata estão entre as 48 equipes que participam do Desafio de Robótica e da Escola do Futuro


O talento dos alunos do Sesi Escada e Goiana se destacam novamente. Desta vez, a qualidade da pesquisa da equipe de Goiana e o bom desempenho da equipe de robótica de Escada nas fases Nordeste e Brasil do Torneio Internacional de Robótica First Lego League (FLL), no primeiro semestre deste ano, rendeu o convite para os alunos participarem da Mostra de Ciências e Engenharia da Escola do Futuro e o Desafio de Robótica da Indústria, eventos que fazem parte da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre até domingo (8), em Brasília.

Os alunos do Ensino Médio de Escada Allan Ramos, Bruno da Silva, Cauã Gomes, Maria Beatriz Maciel e a professora Mônica Mendonça embarcam neste sábado (7) para o Desafio de Robótica da Indústria, onde terão de lidar com situações-problema que fazem parte do cotidiano das empresas, tais como gestão de estoques, controle de produção, economia de materiais e inovação tecnológica nas áreas de mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil.

Já os estudantes do Ensino Médio, Marcos de Oliveira, Débora Fernandes e Rodolfo Prazim desenvolveram com a orientação da professora Lidiane de Souza um estudo sobre a destilação do chorume para produzir biodiesel. A pesquisa está sendo apresentada para especialistas da USP como proposta de inovação científica e tecnológica de solução viável para o problema do descarte do chorume, que caso se infiltre no solo pode contaminar os lençóis freáticos inviabilizando o uso da água. Para isso, os alunos identificaram uma solução de repercussão muito positiva. “Além de resolver o problema do chorume, a pesquisa se propõe a contribuir para ampliar a produção do combustível limpo, o biodiesel”, informa a professora.

“Para nós do Sesi Pernambuco participar de um evento deste porte é uma grande satisfação, pois é uma oportunidade para apresentar ao país a competência dos nossos alunos, que são jovens talentosos elaborando soluções inovadoras para problemas da indústria, que é a mola propulsora do desenvolvimento do país”, afirma o superintendente da instituição, Nilo Simões.

Além dos estudantes do Sesi Escada e Goiana também participam do evento, as equipes do Sesi Ibura e Paulista. Tanto o Desafio de Robótica, quanto a Mostra de Ciências e Engenharia fazem parte da categoria Escola do Futuro, da Olimpíada do Conhecimento, um dos maiores eventos científicos do país.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday