Sefaz-PE comemora 10 anos do sistema e-Fisco

Evento contou com a participação do secretário Marcelo Barros e mais três ex-secretários da Fazenda


A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) comemorou nesta terça-feira (18) o aniversário de 10 anos de implantação do e-Fisco, sistema corporativo do Estado que abrange processos das áreas tributária, financeira, orçamentária e de planejamento, em todas as unidades gestoras do Governo de Pernambuco, órgãos de controle e população em geral. Na ocasião, o secretário da Fazenda, Marcelo Barros, a secretária de Administração de Pernambuco, Marília Lins,  e outros três ex-secretários da Sefaz-PE que participaram da concepção do e-Fisco – Jorge Jatobá, Djalmo Leão e Maria José Briano – estiveram presentes.

A superintendente de Tecnologia da Informação, Danielle Campello, fez uma apresentação acerca do desenvolvimento do e-Fisco ao longo dos anos, destacando as melhorias mais significativas verificadas entre 2008 e 2018, além de homenagear servidores que se destacaram na implantação e melhoria gradual do sistema. Um cordel comemorativo, de autoria do auditor Josué Limeira, foi recitado no evento.

De acordo com o secretário Marcelo Barros, a necessidade da criação de um sistema integrado foi percebida durante a década de 1990, o que motivou a idealização do e-Fisco, tido como referência por representantes dos fiscos de outras unidades da Federação. “O sistema não é fruto do trabalho de um único secretário ou governo, mas de um conjunto de pessoas que sonharam em ter um sistema integrado, como o e-Fisco é hoje, composto por mais de 50 subsistemas. Ele é referência no Brasil inteiro”, comentou.

Durante sua exposição, a superintendente Danielle Campello apresentou os números atuais do e-Fisco para demonstrar o crescimento do sistema ao longo dos anos. “São mais de 292 mil credores ativos e mais de 65 mil fornecedores ativos, além de 803 mil contribuintes cadastrados. Ao todo, são mais de quatro milhões de pessoas cadastradas no e-Fisco”, destacou. Também discursaram o diretor de Sistemas Tributários, Julio Lóssio, e o coordenador de Controle do Tesouro Estadual, Edilberto Xavier.

Homenagens

Além dos secretários da Fazenda que estavam presentes, também foram homenageados servidores diretamente ligados ao desenvolvimento do e-Fisco, tais como o atual gerente do IPVA, Nevton Borba, um dos principais responsáveis pela implantação do sistema. Segundo ele, o processo de desenvolvimento do e-Fisco terminou por influenciar a  Sefaz-PE como um todo, permitindo o desenvolvimento da informática da Sefaz-PE.

“O e-Fisco começou a ser pensado em 1997 e foi criado um grupo de trabalho em 2000 para levantar informações. Pouca gente sabe, mas a Superintendência de Tecnologia da Informação da Sefaz surgiu a partir daí”, disse.

Pela sua grande contribuição ao e-Fisco, Nevton ficou responsável de entregar as homenagens aos secretários e à auditora Ana Paula Serrano, representando a área tributária da Sefaz-PE, ao auditor Bartholomeu Vasconcelos, representante da área financeira, e ao coordenador de empresas de consórcio em TI, Ricardo Loreto.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade