SDS reforça segurança em áreas de escolas da Mata Norte

Expectativa é de que as investigações em curso sobre os crimes resultem em prisões, inclusive de suspeitos de outras cidades


A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou reforços nas investigações e no policiamento ostensivo na região onde, na quarta-feira (6), dois ônibus escolares foram abordados por assaltantes. Conforme a pasta, a Polícia Civil “está ampliando as investigações e aumentando a resolutividade de inquéritos, retirando de circulação praticantes de assaltos e outras modalidades criminosas em Glória do Goitá” e entorno, na Zona da Mata Norte do Estado. A expectativa é de que as investigações em curso resultem em novas prisões, inclusive de suspeitos de outras cidades.

Segundo a SDS, Glória do Goitá está com o reforço do 21º Batalhão de Polícia Militar. O policiamento foi ampliado para áreas onde há escolas e seus acessos, incluindo as vias no trajeto entre o Distrito de Apoti e a sede do município. Rondas também estão sendo feitas em distritos como Pirituba, Ladeira Vermelha, Várzea Grande, Engenho Pitu, Engenho Serra Grande, Mocotó e Pacas. Na Mata Norte, operações de repressão qualificada estão em curso, como Força no Foco, Rondas Ostensivas de Natureza Ordinária e Impacto Integrado.

Ontem, a Folha mostrou que incidentes como o ocorrido em Glória do Goitá, que deixou 30 alunos, professores e servidores públicos em pânico, não são isolados. A mesma cidade já havia testemunhado, na madrugada da segunda-feira, a terceira invasão da sede da Secretaria de Educação em um mês. No Recife, queixas semelhantes. Alunos foram assaltados dentro de uma escola pública em Nova Descoberta, na Zona Norte, o que motivou um protesto em via pública na semana passada. O número de ocorrências contra unidades públicas de ensino chegou a 207 entre janeiro e julho de 2017, mas, segundo a SDS, vem caindo mês a mês. De junho para julho, passou de 34 para 26 (-23%), informou.

O Governo afirmou que “trata a segurança pública como prioridade, de forma enérgica, séria e combativa” e citou, entre outros pontos, o investimento de “R$ 290 milhões na renovação e ampliação da frota de viaturas, compra de armamentos e implantação de novos batalhões”. Também destacou a realização de concursos públicos.

A SDS ainda argumenta que os esforços têm refletido na “redução dos números da violência”, com queda no número de roubos a escolas. Pernambuco tem 9.210 estabelecimentos de ensino, entre públicos e privados, nos 184 municípios do Estado.

A Secretaria Estadual de Educação destacou Pernambuco como “o único estado” que apresentou “crescimento constante e superou as metas estabelecidas pelo MEC para escolas estaduais”.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday