Escola Maciel Monteiro completa seu primeiro centenário em Nazaré da Mata

Por Giro Mata Norte 25/05/2022 04:13 • Atualizado 25/05/2022
Compartilhe

Há 100 anos, o município de Nazaré da Mata abria suas portas para a chegada da Escola Estadual Maciel Monteiro, em 22 de maio 1922, e esta unidade teve a sorte de se fazer cercar por professores, educadores e colaboradores cuja contribuição fez com que a unidade educacional viesse a se tornar esta referência.

O primeiro prédio a funcionar a escola foi na Avenida Dantas Barreto, onde hoje funciona a prefeitura municipal , e atualmente fica na Rua Bom Jesus, onde em 1966 o prédio foi restaurado.

Em 2017, a escola migrou para o ensino integral, onde tem como gestor o professor Antonildo Andrade.

A escola deve o amadurecimento de sua identidade a esses profissionais, cuja atuação fez com que os objetivos educativos pretendidos tenham sido alcançados.

Eles ofereceram interlocução e referência a partir das quais muitos alunos puderam conceber seus projetos de vida.

A Erem Maciel Monteiro é uma construção coletiva realizada por algumas gerações, contabilizando 340 alunos, 16 professores e mais de 30 funcionários entre administrativos e terceirizados.

No ano do centenário a escola está recebendo a construção de uma quadra e uma subestação para aumentar a capacidade de energia elétrica.

Tanto tempo depois, apesar das mudanças, há na escola algo que se perpetua e que constitui a sua identidade: seus fundamentos e princípios.

O magistério traz implícito o sentido de cuidado com as novas gerações. É uma atividade que reverbera para além dos muros. Difunde-se em benefícios que afetam positivamente outras pessoas, elevando as perspectivas e condições de vida de todos.

Diante dos desafios que hoje se apresentam, a Educação e as escolas serão, cada vez mais, necessárias para o acesso à cidadania plena. Muitos persistem em acreditar na Erem Maciel Monteiro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte