Centenário da Diocese de Nazaré da Mata é celebrado na Assembleia


Desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife em 1918, a Diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, chega este ano ao seu centenário. A data foi comemorada, nesta quarta (2), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A proposição partiu do deputado Antônio Moraes (PP).

Para celebrar o primeiro século da diocese, a Igreja Católica organizou uma agenda de festividades até agosto deste ano. Entre as iniciativas estão o lançamento da Revista dos 100 Anos, a emissão de selo comemorativo pelos Correios e a realização de um Congresso Eucarístico Diocesano. Atualmente, a diocese está sob a responsabilidade do bispo Francisco de Assis Dantas de Lucena.

O deputado Joaquim Lira (PSD), que presidiu a cerimônia, afirmou que toda a comunidade católica dos municípios do Agreste e da Mata Norte associa-se às festividades. “A Assembeia cumprimenta a todos da diocese, que sedia quatro regiões pastorais”, frisou.

Antônio Moraes ressaltou a importância de a Alepe reverenciar o centenário. “São cem anos de evangelização, em que vários bispos fizeram história trabalhando numa região canavieira muito pobre. É uma igreja que tem a responsabilidade por 18 paróquias e com um vínculo muito grande com a questão social”, observou, elogiando o trabalho de Dom Francisco de Assis.

Para o bispo, a homenagem da Assembleia é motivo de muita alegria. “É um reconhecimento por tudo o que a Diocese de Nazaré da Mata representa e realiza na Zona da Mata Norte, em parte do Agreste e do litoral”, enfatizou.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday