Aula espetáculo retrata história do Cabloquinho Carijó do Recife, na Mata Norte

Projeto, que já passou pela Região Metropolitana do Recife, segue até o dia 13. Municípios das regiões do Agreste e Sertão também serão contemplados

Por Rafael Santos 10/03/2020 11:04 • Atualizado 10/03/2020
Compartilhe

“No Passo do Caboclinho”. Esse é o título do projeto que irá percorrer oito municípios de Pernambuco, e neste dia 10, passa pelas cidades de Nazaré da Mata e Condado, na Mata Norte. A ação, que foi iniciada pela Região Metropolitana, consiste na promoção de aulas em forma de espetáculo com o Caboclinho Carijós do Recife. Além disso, ainda é realizado um grande momento de integração em todas as cidades contempladas, com intercâmbios com grupos culturais de cada região, sempre com acessibilidade comunicacional de acordo com o público escolar.

As aulas espetáculo acontecem com uma abordagem histórica e sociocultural do Caboclinho, onde são explanados e apresentados ao público os elementos mais tradicionais, como a história, as figuras (personagens), a interpretação, a musicalidade, as danças, as fantasias e adereços deste folguedo popular do terreiro pernambucano, além dos Mestres Caboclos contextualizarem sua própria história e a do brinquedo, acrescentando as origens e influências ocorridas ao longo dos tempos.


Entre a explanação e as apresentações, o público tem a chance de conferir a origem e as performances das principais figuras; as músicas apresentadas pelo Terno (o conjunto de músicos) e seus instrumentos como caracaxá, tarol, flauta, bombo. Já as Danças, desenvolvidas pelos caboclos, retratam as tradicionais coreografias e evoluções com seus passos para cada toque. Ao final dessa abordagem teórico/prática acontece ainda a apresentação com o Caboclinho em uma verdadeira celebração de magia, arte e formação.

O projeto incentivado pelo Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, ainda pensando num intercâmbio de linguagens da cultura popular pernambucana, promoverá como culminância a participação de um grupo/manifestação cultural de cada município contemplado, sendo eles: Recife, Olinda, Nazaré da Mata, Condado, Agrestina e Arcoverde.

Respectivamente, as atrações serão: Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, Calunguinha do Homem da Meia-Noite, Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante, Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Grupo Cultural Mazuca de Agrestina e a Agremiação Boi Arcoverde. Duas apresentações especiais ainda serão realizadas nas cidades de Limoeiro e Serra Talhada. 


Sobre o Caboclinho Carijós do Recife


Fundado em 05 de março de 1897, é o mais antigo de Pernambuco, com 123 anos de lutas e glórias. O estivador Antônio da Costa que incorporava o caboclo Carijós nas sessões de Jurema, nas proximidades do Forte de Brum, no Bairro do Recife, recebeu a autorização religiosa e a missão de organizar um grupo fantasiado de índio durante o carnaval a fim de preservar a cultura regional. Com o símbolo do caboclo Carijós em seu estandarte, o verde e o vermelho são suas cores que simbolizam a mata e a guerra.

Na sede acontecem oficinas, ensaios e a produção de fantasias e adereços, confeccionados pelos próprios brincantes, provenientes das comunidades da Zona Norte e do próprio bairro da Mangabeira.

Conquistou vários títulos no Concurso de Agremiações Carnavalescas da Prefeitura do Recife, como o Hexa Campeão (1970 a 1975), Tri Campeão (1980 a 1982), outra vez Hexa Campeão (1987 a 1992). Atualmente é Bicampeão do Grupo Especial (2017 e 2018).

Em 2016 foi agraciado com uma Exposição na Casa do Carnaval do Recife, culminando com a Roda de Debates: “Caboclinhos, a Tribo Carijós e a preservação das expressões culturais”. Ainda em 2016, foi homenageado pelo 120º aniversário de fundação, em Sessão Solene Especial na Câmara Municipal do Recife. Foi o homenageado do Carnaval do Recife 2017 e Recebeu o 3º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular, em 2018, pela Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco, que também concedeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, em 2019.

*Cronograma da Aula espetáculo *


Recife / Metropolitana Centro
09/03/2020 – segunda-feira
Escola Estadual Caio Pereira (Alto José Bonifácio)
Atração Local: Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria

Olinda / Metropolitana Centro
09/03/2020 – segunda-feira
EREM de Olinda (Rua do Bonfim)
Atração Local: Calunguinha do Homem da Meia-Noite

Nazaré da Mata / Mata Norte
10/03/2020 – Terça-feira – 10h
Escola de Aplicação Professor Chaves
Atração Local: Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante

Condado / Mata Norte
10/03/2020 – Terça-feira – 15h
Escola Antônio Correia de Oliveira Andrade
Atração Local: Cavalo Marinho Estrela de Ouro

Limoeiro / Agreste Setentrional
10/03/2020 – Terça-feira – 20h
Instituto Padre Luís Cecchin
Apresentação Especial

Agrestina / Agreste Central
11/03/2020 – Quarta-feira – 10h
EREM Prof. José Constantino
Atração Local: Grupo Cultural Mazuca de Agrestina

Arcoverde / Sertão do Moxotó
12/03/2020 – Quinta-feira – 10h
Escola Industrial de Arcoverde
Atração Local: Agremiação Boi Arcoverde

Serra Talhada / Sertão do Pajeú
13/03/2020 – Sexta-feira – 10h
Museu do Cangaço
Apresentação Especial

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte