Saúde em Paudalho é destaque na região da Mata Norte


Em menos de dois anos de gestão, a cidade do Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco vive transformações na Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, entre outras áreas.

Um dos exemplos disso é o funcionamento do Centro do Parto Normal do Paudalho Gabrielly Ramos. O local, inaugurado no dia 13 de agosto de 2018, impressiona pela estrutura que oferta suítes individuais para cada mãe, banheiros equipados e ainda locais de banho de sol para o bebê.

Cada quarto conta com equipamentos de última geração, wifi e Smarts TVs com serviços de streaming. O objetivo é respeitar a vontade da mãe. O Centro possui uma aérea de aproximadamente 502 metros quadrados em um investimento total de quase R$ 1 Milhão. Além da sala de parto com banheira especializada para o procedimento normal, cada quarto tem a função pré-parto, parto e pós-parto, ou seja, são estruturados para a mãe dar a luz em qualquer um deles.

A serviço gerais, Lindinalva Maria, de 32 anos, participou da inauguração e comemorou mais uma vitória da Saúde no Município. “Está tudo muito lindo, os quartos, as salas, o local todo. Nota 10. É muito bom saber que agora a gente vai ter um lugar para ter nossos filhos com segurança”, disse.

UPA Paudalho
E os incentivos não param. Outra grande conquista da gestão foi a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Laura Bandeira de Melo (UPA Paudalho) em cinco de junho de 2018. Após anos de descaso, o local foi entregue à população totalmente estruturado com salas de serviço social, classificação de risco, sutura e curativos, inalação, administração de medicamentos, raio X e ainda consultórios, laboratórios, sala amarela (emergência) e sala vermelha (urgência), farmácia entre outros espaços.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA funciona sete dias da semana, 24 horas por dia, ofertando cerca de 4.500 atendimentos por mês. O comerciante Severino Ferreira da Silva, de 36 anos, comentou que o funcionamento da unidade é um exemplo da mudança na cidade. “Esses dias eu precisei da saúde e logo assim, de frente, eu resolvi tudo o que precisava. Melhorou muito (saúde), eu posso dizer que foi 90%, porque acredito que vai melhorar ainda mais… Hoje a gente tem muitas coisas”, disse.

Atenção básica funciona
Além dos investimentos nas grandes maquinas públicas, outra preocupação da Prefeitura é com a humanização dos serviços. Acolher o usuário e trata-lo de forma única. E essa atenção é dada desde a saúde básica até as especializadas. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade da Primavera, a nossa reportagem encontrou o exemplo da família do paudalhense Anderson José do Nascimento.

O morador do bairro em que fica a UBS foi com a esposa, Maria Jaqueline, levar a filha, a pequena Nicole para receber atendimento odontológico. Ao chegar à unidade ele ficou satisfeito com o tratamento que recebeu. A criança chorava e tinha medo dos utensílios do dentista Thiago Clemente, mas com paciência e muito carinho o profissional conseguiu reverter o quadro.

“Achei bom e gostei do atendimento. É importante ter paciência e brincar com a criança para tirar a atenção do medo. Dou nota 10”, disse o pai.

Responsável pelo atendimento na Comunidade, o dentista Thiago Clemente destacou a importância de o profissional conhecer a necessidade das pessoas da localidade onde está trabalhando. “Esses atendimentos de atenção básica são ofertados às crianças, adultos, idosos, a toda família. O importante é justamente ter um contato próximo com a comunidade e saber, entender quais são os problemas que eles passam. Porque quando estamos dentro do contexto da comunidade a gente consegue desempenhar melhor o trabalho. Eu fico muito feliz!”, comentou. A equipe de saúde bucal no local é composta também pelas auxiliares de saúde bucal, Andressa Melo e Ana Rosa. Atualmente as UBSs da cidade dispõem de serviços com médicos, equipe de saúde bucal entre outros.

Laboratório Municipal
Inaugurado em 2017, o Laboratório Municipal do Paudalho hoje já é um marco na Saúde em Paudalho. São oferecidos mais de 75 tipos de exames como, por exemplo: hemograma completo, glicemia, colesterol, triglicerídeo, hormônios tireoidianos, FSH, LH, Beta-HCG, PSA total e livre, vitamina D, classificação sanguínea, parasitológico de fezes, entre outros. Além de contar com equipamentos de ponta, a unidade dispõe de um sistema de gerenciamento informatizado que permite uma qualidade melhor ao processo.

“Nosso diferencial também é o sistema que gerencia o laboratório, que é um sistema de informática onde nós dispomos de computadores na recepção. Através do cadastro dos pacientes, ele emite um código de barra de cada usuário e a partir daí o material é processado, organizado e colocado nos equipamentos. E esses equipamentos conseguem enviar as amostras diretamente para o mesmo sistema e nosso corpo de biomédicos analisa os resultados e libera. É tudo rápido e tecnológico”, detalhou o coordenador do Laboratório, Ricardo Escorel. Atualmente o serviço foi ampliado e o Laboratório também realiza a coleta em Chã de Cruz, Chã de Conselho e Guadalajara. Em 16 de agosto, a Secretaria de Saúde inaugurou as salas de recepção, além da Farmácia Central da unidade com o objetivo de ampliar os serviços prestados.

O prefeito Marcelo Gouveia destacou que o trabalho precisa continuar. “ Paudalho estava atrasado e aos poucos estamos conseguindo colocar o nosso município no caminho certo e da forma que a gente quer. Ainda está longe, mas a cada dia a gente dá um passo novo; a gente avança com o trabalho e eu tenho certeza que vamos chegar ao nosso objetivo. Vale sempre lembrar que todo o nosso esforço é pensando no povo, é para o povo”, comentou.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday