Projeto Azougue promove sambada no terreiro do Maracatu Águia Formosa, em Tracunhaém

A iniciativa acontece neste sábado (22), às 21h, com as participações de integrantes do Maracatu Piaba de Ouro e da Ciranda Flor de Lírio


21/10/17 – Projeto Azougue leva para cidade de Tracunhém-PE Sambada de Maracatu com Águia Formosa (Mestre Felype Silva} e Leão Formoso de Nazaré da Mata (Mestre Pedrinho Gabriel), e ciranda Estrela do Mestre Edmilson. Foto: Eric Gomes

O Projeto Azougue promove, neste sábado (22), às 21h, sambada no Terreiro do Maracatu Rural Águia Formosa, em Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, com as participações dos integrantes do Maracatu Piaba de Ouro (Olinda). A noite vai começar com a Ciranda Flor de Lírio (Nazaré da Mata). As atividades integram o Projeto de Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa, que conta com Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE). O evento, que acontece na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, em frente ao Hamburgão do Lula, é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Além da sambada deste sábado (22), o Projeto Azougue promove outras cinco ações: Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte; ação educativa contínua de Confecção de adereços de Maracatu; 2º módulo do Curso de Teoria Musical – estimulando a formação da nova geração de músicos, com o Maestro Minuto; Oficina de Rabeca, com o Mestre Maciel Salú; e Roda de diálogo com o tema “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”.

Em 2018, o Projeto Azougue traz como uma das suas principais novidades a Oficina de Rabeca, que será ministrada pela primeira vez em Tracunhaém pelo músico e rabequeiro Maciel Salú. Além disso, o projeto dá continuidade a algumas ações iniciadas em edições anteriores, entre elas, o 2º módulo do Curso de Teoria Musical, que é o único curso de iniciação musical do município. “Esse curso é muito importante para a formação de novo maracatuzeiros, já que a cidade não possui conservatório nem cursos profissionalizantes na área de música”, explica o Mestre Maciel Salú, coordenador do Projeto Azougue.

As ações demonstram a participação positiva do Maracatu Rural Águia Formosa ao atuar de maneira direta na vida de seus integrantes e da comunidade. “Nós levamos a cultura do Maracatu para as escolas e também levamos a comunidade para a sede do Maracatu Rural Águia Formosa. É dessa forma que, a cada edição do projeto, conseguimos atrair cada vez mais crianças, adolescentes e adultos para a manutenção deste patrimônio cultural imaterial de Pernambuco”, conta Maciel Salú.

Incentivo Funcultura – O Projeto de Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa integra as ações da terceira edição Projeto Azougue e trata diretamente da manutenção e estruturação do Águia Formosa como entidade cultural. A inciativa faz referência à atuação do grupo como organismo social atuante na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa conta com Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo de Pernambuco.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday