Presidente da Condepe/Fidem recebe comissão de moradores para discutir limites entre Timbaúba e Ferreiros


A presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Sheilla Pincovsky, recebeu, na última quarta-feira (24), uma comissão de moradores dos bairros de Sapucaia e Ozanã, localizados no município de Timbaúba, Mata Norte do Estado, encabeçada pelo prefeito Ulisses Felinto. A reunião contou com a participação do diretor de Estudos, Pesquisas e Estatísticas, Maurílio Lima, e do gerente de Disseminação e Sistematização de Informações da entidade estadual, Gleidson Dantas, do deputado estadual, Antônio Moraes, vereadores e moradores do território.

A comissão entregou um abaixo-assinado realizado pela população no qual reivindica uma revisão no processo que alterou os limites territoriais da área dos dois bairros que, segundo os próprios moradores, pertenciam a Timbáuba e, que na revisão do mapa com o limite do município, processada pela Agência Condepe/Fidem, grande parte dessas localidades passaram para o município de Ferreiros.

A presidente prometeu empenho em auxiliar na questão, e agendou a visitação de técnicos na próxima sexta-feira, 26, a um vértice (ponto geográfico) presente na lei de criação do município de Ferreiros, que faz parte da divisa com Timbaúba, e que está sendo questionado pelos moradores.

Os técnicos vão voltar ao município para a coleta de mais insumos sobre a nascente do Riacho Ganzá, que é o ponto que eles alegam que não está corretamente traçado, e que determina a mudança dos limites; e, analisar as linhas registradas por lei. Também vão conversar com os moradores mais antigos. O resultado  dessa nova etapa será comunicado aos municipios interessados e, principalmente ao IBGE, para a incorporação nos estudos de sua competência, disse Sheilla Pincovsky.

O prefeito Ulisses Felinto comentou, na ocasião, que conhece a idoneidade técnica da Condepe/Fidem, e que está comprometido em solucionar a situação e tranquilizar a população das comunidades. “Queremos garantir a continuidade de atividades como a coleta do lixo a estas pessoas, que tem em Timbaúba o sentido de pertencimento como cidade”.  

A Agência Condepe/Fidem tem entre as suas atribuições desenvolver o Arquivo Gráfico Municipal, através de acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O AGM visa a construção de um acervo homogêneo de informações compostas pela definição legal e cartográfica das linhas que materializam as divisas político-administrativas dos 184 municípios do Estado. Anualmente, a Condepe/Fidem encaminha até o dia 30 de abril a atualização destes traçados geográficos e conta com a ajuda da tecnologia do PE 3D. 

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade