Prefeitura de Passira promove DIA D da vacinação contra COVID-19 entre a população quilombola


A Prefeitura de Passira, através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) e a Coordenação do Programa Saúde no Quilombo, realizou nesta quinta-feira dia 25 de março, o Dia D da vacinação em todas as comunidades quilombolas do município contra à COVID-19.

Localizada na região do Agreste Setentrional, a cidade de Passira tem hoje quatro comunidades remanescentes de quilombos. São elas: Chã dos Negros, Comunidade dos Liras, Cacimbinha e Riacho de Pedra.

A vacinação contra à Covid-19 em Passira está sendo realizada em 60% da população quilombola, a partir dos 18 anos de idade, mediante o repasse de doses feito pelo Ministério da Saúde. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, a conquista da ação se deu através da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), é e fruto de uma luta diária e um debate constante com representantes das comunidades, tendo em vista as especificidades de saúde referentes a essa população.

“É uma emoção muito grande para mim enquanto mulher negra quilombola, receber a vacina. Isso me deixa mais tranquila para cuidar da saúde da minha família e dos outros moradores da comunidade. Espero que chegue mais vacinas para todos do Brasil,” destacou Dona Maria José de Sousa, moradora da comunidade de Cacimbinha.

A Secretária de Saúde de Passira, Francicleide Valéria, destaca a importância da ação e alerta para os cuidados no enfrentamento da pandemia. “A vacina é uma realidade, porém a pandemia ainda não acabou. Precisamos garantir cada vez mais que as medidas sanitárias sejam cumpridas,” disse.

Historicamente os quilombos foram formados como comunidades de refúgio para escravos africanos e afro-descendentes em todo território brasileiro.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade