Município de Vicência será palco de Encontro de Sanfoneiros Infantojuvenis

O Evento, realizado nesta terça-feira, 21 de maio, a partir das 14h, além de reunir os músicos infantojuvenis, também vai contar com uma plateia formada por cerca de 60 crianças e adolescentes ligados à Educação Especial


Berço da cultura popular e das tradições de religiões de matrizes africanas, o município de Vicência, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, abre-alas, nesta terça-feira, 21 de maio, para o Encontro de Sanfoneiros Infantojuvenis, que reúne muito forró pé de serra, xote e baião. A iniciativa faz parte da culminância do Projeto o Fole dos 8 Baixos, que capacitou, durante seis meses, crianças, adolescentes e jovens, filhos de agricultores e lavradores da região, a terem contato por meio da música utilizando-se do instrumento: fole dos oito baixos. A festa é aberta ao público, e acontecerá no Museu Poço Comprido, Zona Rural do município, a partir das 14h, com a participação de crianças e adolescentes, ligados à Educação Especial, da rede de ensino de Vicência.

Durante o evento, dez músicos, de várias idades, de posse das sanfonas deles, vão animar a programação com clássicos do forró pé de serra, que vai de Luiz Gonzaga a Dominguinhos, entre outros.  O evento, que também promete fazer uma prévia do ciclo junino no município, com comidas típicas, apresentações de quadrilhas juninas e muito arrasta-pé, vai reunir uma plateia formada cerca de 60 alunos das escolas municipais de Vicência, que integram à Educação Especial. Na ocasião, eles vão participar de uma intervenção artística, que une a curiosidade do público sobre o forró e a sanfona,  ao aprendizado dos novos músicos.

“Nossa proposta é que as crianças, adolescentes e jovens, que apresentem alguma limitação, seja ela surdez, visual, mobilidade ou auditiva, possam, de alguma maneira, também, construir sua própria relação com a música. Queremos tornar esse evento um passaporte para inclusão desse novo público.  Será um momento de revelar sonhos e novos talentos, quem sabe” disse entusiasmado, a produtor cultural e coordenador do projeto, Manoel Felipe. 

O projeto, que encontra-se em sua 3ª edição,  e que atuou na capacitação de cerca de 30 alunos,  também, já foi reconhecido pelas Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Criança Esperança, da TV Globo. Todo esse reconhecimento é fruto da iniciativa do Museu Poço Comprido, único remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; juntamente com apoio  da Escola de Cultura Canavial Frei Caneca e Associação dos Filhos e Amigos de Vicência, com o incentivo do Funcultura.

Serviço

O quê: Município de Vicência será palco de encontro de sanfoneiros infantojuvenis

Quando: Terça-feira, 21 de maio, a partir das 14h

Onde: Museu  Poço Comprido, Zona Rural de Vicência ( https://goo.gl/maps/YDSUE6LopvbDzVvm6)

Horário: A partir das 14h

Classificação:  Livre

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade