Município de Paudalho promove campanha de vacinação contra o Influenza


O direito à saúde está proposto no artigo XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Nele, é definido que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si mesmo e à sua família a saúde, o bem-estar, como também a alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e outros serviços. Sendo assim, dá para perceber que o direito à saúde está entrelaçado ao direito à vida. No Brasil, a conquista foi resultado do movimento da Reforma Sanitária, que refletiu na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) através da Constituição Federal de 1988, onde no artigo 196 é previsto que a saúde é direito de todos.

No objetivo de continuar promovendo a qualidade de vida na cidade do Paudalho, a Prefeitura do Município por meio da Secretaria de Saúde promoverá a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza a partir do dia 23 deste mês. A programação seguirá até o dia um de junho de 2018. Aproveitando a oportunidade, a pasta ainda vai disponibilizar a vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para o público de 1 a 49 anos.

Poderão tomar a doze da vacina contra a Influenza, crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres de resguardo pós-parto), profissionais da saúde, professores da rede privada, municipal e estadual, idosos acima de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas como: diabetes, artrite e asma. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), a enfermeira, Anielle Rosa, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Paudalho. “Todas as unidades estarão prontas e com as vacinas disponíveis a partir dessa data para atender os paudalhenses. Vale lembrar que a Secretaria de Saúde, que fica no Centro da Cidade, também ofertará as doses”, detalhou.

Para receber o atendimento, os munícipes deverão estar munidos do cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Adultos que não tiverem os documentos não ficarão de fora. Além de receber a dose, eles poderão também regularizar a situação e pegar o cartão de vacina.

O que é a doença?

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a gripe (Influenza) mata mais de 650 mil pessoas no mundo, todos os anos. No Brasil são mais de dois milhões de casos registrados a cada ano. Existem dois tipos de vírus Influenza, o tipo A e o tipo B. O H1N1 é do grupo Influenza A e pode causar maiores complicações nos grupos de riscos (grupo já citado acima, que vão precisar tomar a dose). Por trás dos sintomas comuns como febre alta, nariz entupido, cansaço, a doença pode levar a complicações mais sérias como pneumonia e infarto e, por isso, é preciso o cuidado.

Dia “D”

Além de toda a campanha na cidade, Paudalho também participará do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, que ocorrerá em 12 de maio. A ação vai ser realizada em diversas cidades do Brasil. Na data, em Paudalho, as unidades de saúde e a Secretaria de Saúde estarão funcionando das 8h às 17h, ofertando à população a vacina contra a Influenza e também a doze da Tríplice Viral. Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Anielle Rosa, o trabalho não pode parar. “O objetivo é reduzir as complicações, as internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza e do sarampo na população alvo para a vacinação. Nossa meta é vacinar o máximo possível , para assim proteger os nossos munícipes”, disse.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday