Mostra Fotográfica “Rurais” chega a Paudalho

A exposição RURAIS apresenta a essência do homem rural do Nordeste e passará por diversas cidades, incluindo Recife.

Por Rafael Santos 05/12/2017 18:10 • Atualizado 05/12/2017
Compartilhe

Depois de estrear em Água Preta e passar pela cidade de Caruaru, a exposição fotográfica “Rurais” que mostra o corte da cana de açúcar, as queimadas pós colheita e todo o universo que compõe o dia-a-dia do homem rural dos canaviais pernambucanos chega nesta terça-feira (05) a Paudalho, Zona da Mata Norte. Os visitantes terão até 10 de dezembro para conferir a exposição no Parque de Eventos, na rua Raul Bandeira.

São 38 fotos em colorido e preto & branco, 14 delas estão expostas nas janelas de um ônibus e retroiluminadas pelo sol, enquanto as demais estão na área externa fixadas em uma tenda. Na parte interna é possível sentir o calor da região junto com a paisagem sonora formada por sons do corte de facão e queimadas que tornam a experiência ainda mais realista. Mas é através dos detalhes de olhos, sorrisos e movimentos que é possível sentir a essência do homem rural.

As imagens captadas por Joãomiguel, que optou por expor em P&B, evidenciam de maneira visceral a força da mão de obra dos trabalhadores nos canaviais, bem como as singelezas das vestimentas, o refúgio num gole d’agua mesmo sob o sol fervente e o cansaço no trajeto de volta para casa. Em contraponto ao cinza, Francisco traz as cores relatando com abstrações ou cortes detalhados o labor daqueles homens que se misturam às palhas da cana, à poeira e ao fogo diariamente.

Por meio das obras é possível notar poesia ao mesmo tempo que em se pode ler a arduidade com que convivem cada um dos trabalhadores rurais fotografados ali. E esse também é o teor dos textos dos jornalista e escritor Sidney Rocha que compõem a descrição e também o catálogo da mostra. A publicação terá distribuição gratuita de 100 exemplares nas cidades por onde passar.

A exposição teve início no dia 18 de novembro no Festival Arte na Usina Santa Terezinha, no município de Água Preta, na Mata Sul do estado. “Rurais” tem incentivo do FUNCULTURA através do edital 2015/2016 de Artes Visuais e passará ainda por Recife (12 a 16/12). O acesso é gratuito.

Acessibilidade:

A exposição “Rurais” é uma experiência sensorial completa para todos os públicos e para isso a acessibilidade foi tratada com muito cuidado. A mostra oferece monitoria e audiodescrição para todas as fotos, vídeo em libras e fichas descritivas escritas em braille.

Sobre os fotógrafos:

O fotógrafo Joãomiguel Pinheiro (Recife, 1971) é também produtor cinematográfico, cenógrafo e diretor de arte. Tem intensificado sua produção audiovisual, apresentando trabalhos frutos de suas pesquisas em viagens pelo Brasil, de onde se desprendem suas imagens. Atualmente, vive em Olinda, Pernambuco.

O fotógrafo Francisco Baccaro (Olinda, 1978) é master de Cinema pela Scuola Civica di Cinema e Nuovi Media, de Milão, com várias exposições, instalações e live performances ao redor do mundo, nas quais se destacam o potencial interativo de sua produção autoral. Atualmente, vive no Recife, Pernambuco.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte