Festival Canavial LAB anuncia data, tema e programação

Com o tema “Direito à Cultura é um Direito Humano” a edição especial do festival, com recursos da Lei Aldir Blanc – PE, será exibida pela internet, nos dias 09, 10 e 11 de abril. Ao todo, serão 22 atrações, destaque para os shows culturais de Maciel Salú, Isaar, Afoxé Ylê de Egbá, Maracatu Estrela Brilhante do Recife; encontros de bois de carnaval e maracatus rurais; além de tributo ao ator, cantor e humorista brasileiro, Arnaud Rodrigues


O Festival Canavial é reconhecidamente um dos mais importantes festivais de cultura popular do Brasil, realizado em uma das regiões mais pobres do país: a Zona da Mata de Pernambuco.  O evento nasceu em 2006 e, por conta da pandemia, realiza, neste ano, sua primeira edição em formato virtual, nos dias 9, 10 e 11 de abril.

A programação do Festival Canavial Lab 2021 traz como tema “Direito à cultura é um direito humano”. Com atividades mista e diversa, artistas e grupos culturais pernambucanos, se reúnem, virtualmente, durante três dias, para manter a tradição, que há mais de uma década agrega um novo conceito ao movimento de cultura popular do Brasil. 

Ao todo, serão 22 atrações, com destaque para Maciel Salú, Isaar, Afoxé Ylê de Egbá, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, além dos encontros de bois de carnaval e grupos de maracatus rurais. A programação inclui, também, um tributo ao ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro, Arnaud Rodrigues, falecido em 2010. Com shows já gravados, os artistas vão se revezar em apresentações que serão transmitidas, gratuitamente, no canal do festival no YouTube: https://abre.ai/festivalcanaviallab

Pela primeira vez as pessoas de outros estados e de outros países poderão assistir ao festival que entra para a história como uma manifestação artística capaz de criar raízes profundas na construção e democratização do acesso à educação, à cultura e igualdade dos direitos sociais, determinantes dentro de uma comunidade.  

Como em edições anteriores, o festival mantém a essência do formato presencial, privilegiando a musicalidade como gerador de debates sobre direitos humanos, apresentações artísticas, shows culturais, seminários, rodas de diálogos e intervenções artísticas que, juntos, permitirão a reflexão acerca das populações socialmente vulneráveis.   

Para Afonso Oliveira, produtor cultural e curador do evento, a edição online do Festival Canavial Lab, chega com uma responsabilidade ainda maior, que é levar a cultura popular aliada à arte do encontro e da formação, ao mundo, através da internet.  “É uma maratona de apresentações artísticas, com mestres e mestras, grupos de maracatus de baque solto e virado, coco de roda, afoxé, reggae; seminários com convidados de vários estados brasileiros, que vão nos ajudar a refletir toda a conjuntura do processo cultural aliada às ideias dos direitos humanos. Além de shows com grandes nomes da música pernambucana”, diz. “Dar conhecimento deste trabalho, que acontece em nossa região, aos quatro cantos do mundo, é uma missão que nos honra”, ressalta. 

O Festival Canavial LAB é realizado pelo Movimento Canavial, com incentivo da Lei Aldir Blanc – PE, Secretaria de Cultura, Governo do Estado e Governo Federal.  

PROGRAMAÇÃO

09 a 11/04/2021 – no canal do festival no YouTube: https://abre.ai/festivalcanaviallab

09/04 – Sexta-feira

14h as 17h – Seminário: O presente e futuro da Cultura Popular na pandemia e na pós-pandemia

– Isa Trigo – Professora Doutora UNEB (BA)

– Maciel Salu – Músico e Mestre da Cultura Popular (PE)

– Lazir Sinval – Jongo da Serrinha (RJ)

– Jaqueline Ribeiro – Índios Orubá (PE)

– Cléber Camargo – Produtor Cultural (MG)

– Diná Braga – Negros por Negros de Brumadinho (MG)

– Wanessa Santos – Produtora Cultural (PE)

19h – Espetáculo Alpercatas e Sombrinhas – Grupo Mistura Pernambucana (Serra Talhada)

20h – Coco Popular (Aliança)

21h – Isaar (Recife)

22h – Afonjah (Recife)

10/04 – Sábado

09h as 12h – Seminário: Direito à Cultura é um Direito Humano

– Guilherme Varela – Advogado e Produtor Cultural (SP)

– Rute Pajeú – Comunicadora e Produtora Cultural (PE)

– Afonso Oliveira – Produtor Cultural (PE)

20h – João Paulo Rosa e o Eito (Nazaré da Mata)

21h – Nave do Tempo – Tributo a Arnoud Rodrigues (Serra Talhada)

Com Branca Sousa, Cinthia Kherlly, Emanuel Carvalho, Gabrielle Souza, Luiz Carlos Alves, Pedro Pólla, Sandino Lamarca, Sandra Klébya e Silvio Ferraz

22h – Maciel Salu (Olinda)

11/04 – Domingo

13:50 – Vídeo dos homenageados

14h – Roda dos Mestres

15h – Roda dos Terreiros

16h – Encontro dos Maracatus e dos Bois de Aliança

Maracatu Estrela de Ouro

Beija-Flor de Aliança

Cambinda Estrela

Leão Mimoso

Boi Teimoso

Boi Kabuloso

Boi Atitude

18h – Caju e Caetano da Ingazeira (Aliança)

18h30 – Coco Lampião part. Especial de Assisão, Isabelly Moreira e Jéssica Caitano (Serra Talhada)

19h15 – Afoxé Ylê de Egbá (Recife)

20h – Maracatu Estrela Brilhante (Recife)

Serviço

O quê? Festival Canavial LAB  – “Direito à cultura é um direito humano”

Onde? Canal do Youtube:  https://abre.ai/festivalcanaviallab

Quando? 09, 10 e 11 de abril.

Classificação: Livre para todos os públicos

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade