Festival Canavial chega ao município de Aliança com shows gratuitos de artistas nacionais, internacionais e de grupos culturais

Programação realizada a partir desta sexta-feira (30) até o domingo (2/12) reúne mais de 20 atrações em um único palco


Acontece, neste fim de semana, no distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, região da Mata Norte, a 12ª edição do Festival Canavial 2018. O evento, que já passou pelo município de Buenos Aires, tem como objetivo valorizar a música popular pernambucana e brasileira com shows gratuitos para população. A programação começa a partir desta sexta-feira, 30 de novembro e segue até o domingo, 02 de dezembro. Durante três dias, moradores do município e região vão poder prestigiar, em um único palco, shows de artistas nacionais, internacionais e de grupos culturais. O grupo Quinteto Violado, um dos homenageados do festival deste ano, está entre as mais de 20 atrações que vão se apresentar durante o festival.

Na sexta-feira, 30 de novembro, a programação tem início às 21h, com apresentação cultural do Coco de Pareia (Goiana). Logo em seguida, sobem ao palco, o Maracatu Nação Pernambuco e o grupo Suprema Corte, ambos da cidade de Olinda. O fechamento da primeira noite será ao som da Orquestra Zezé Correia (Aliança).

No sábado, 01 de dezembro, a festa começa logo cedo. Das 8h às 12h, será realizado o Canavial na Feira. A ideia é levar música e interação ao público que estiver fazendo compras, na feira de Aliança, com os emboladores Caju e Caetano (Aliança), e o Reisado de Maria Jacinta, de Santa Maria da Boa Vista, região do Sertão Estado.

Já à noite do sábado está programado o encontro dos maracatus rurais de baque solto. Tradicional expressão afro-indígena da cultura pernambucana, o evento, que promete ser uma prévia para o Carnaval 2019, reúne vários grupos da região, em um espetáculo que une cores, performance e poesia.

No mesmo palco, também se apresentam, o Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança), e os grupo Toadas de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho); e Bongar (Olinda). O grupo Ticuqueiros, de Nazaré da Mata; e o músico Fábio Carvalho, de Vitória, no Espírito Santo, trazem ao público, um show inédito, fruto de um intercâmbio realizado no início deste ano. As duas atrações lançam, junto, um CD que mescla os ritmos pernambucanos e capixabas.

No domingo, 02 de dezembro, o festival se despede da Mata Norte com uma programação diversificada. Entre eles: Luiz Paixão (Condado); Afoxé Ylê de Egbá (Recife); Afonjah (Recife); Targino Gondim (Feira de Santana/BA). A grande atração da noite será o grupo Quinteto Violado, um dos homenageados do Festival Canavial 2018, que já viajou pela Europa e Ásia. No repertório, músicas que mistura o ritmo nordestino.

“O Festival Canavial é a forma que encontramos para celebrar o que nossos artistas, agremiações e grupos culturais produzem de melhor no quesito música popular. Poder levar levar essa programação diversificada ao público, todos os anos, nos deixa bastante entusiasmado” ressalta Afonso Oliveira, coordenador do Festival Canavial.

Incentivo – Festival Canavial 2018, que traz como tema: “Salve a agricultura familiar”, é realizado pela Prefeitura de Aliança e Ministério da Cultura (MinC); com produção de Afonso Oliveira Produções Culturais; Cactus, produção e produções; Canavial Arte e Cultura; e Associação Reviva.

SEXTA-FEIRA – 30/11/2018

Palco Mestre Batista

21h – Coco de Pareia (Goiana)

22h – Maracatu Nação Pernambuco (Olinda/PE)

23h – Suprema Corte (Olinda/PE)

0h – Orquestra Zezé Correia (Aliança/PE)

SÁBADO – 01/12/2018

08h00 às 12h00 – Canavial na Feira de Aliança

Emboladores Caju e Caetano (Aliança/PE)

Reisado de Maria Jacinta (Santa Maria da Boa Vista/PE)

19h às 21h – Encontro dos Maracatus

Palco Mestre Batista

– Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE)

– Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata/PE)

– Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata/PE)

– Maracatu Pavão Misterioso (Aliança/PE)

– Maracatu Beija Flor (Aliança/PE)

– Reisado de Maria Jacinta (Santa Maria da Boa Vista/PE)

21h – 0h – Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança/PE)

21h – Toadas de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho/PE)

22h – Ticuqueiros e Fábio Carvalho (Nazaré da Mata/PE e Vitória/ES) (Projeto Conexão Canavial)

23h30 – Bongar (Olinda/PE)

DOMINGO – 02/12/2018

Palco Mestre Batista

17h – Afoxé Ylê de Egbá (Recife/PE)

18h30 – Afonjah (Recife/PE)

20h00 – Quinteto Violado (Recife/PE)

21h30 – Luiz Paixão (Condado/PE)

23h00 – Targino Gondim (Feira de Santana/BA)

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday