Estudantes de Timbaúba distribuem mudas para celebrar Dia do Pau-Brasil

Por Rafael Santos 05/05/2021 12:50 • Atualizado 05/05/2021
Compartilhe

Para celebrar o Dia do Pau-brasil, comemorado nesta segunda-feira (3), estudantes da Escola Mariana Ferreira Lima, de Timbaúba, colocaram a mão na massa para disseminar a espécie na cidade. Dezesseis alunos participam do projeto que, há três anos, conscientiza a população local sobre a árvore. Eles fizeram mudas da planta para distribuir entre a comunidade escolar e a comunidade no entorno, quando acontece a culminância do projeto.

Segundo a gestora da unidade de ensino, Maria das Neves, o objetivo da atividade é de aguçar nos estudantes a necessidade de preservar o meio ambiente e a história do pau-brasil, além de trabalhar o dinamismo, a parceria, a diversidade e a preservação do meio ambiente. A professora Neves, como é carinhosamente chamada, falou ainda sobre a importância da árvore na nossa história.

“É uma árvore em extinção, tão esquecida nos dias atuais e tão importante na nossa história. Os estudantes estão bem entusiasmados com a ideia, pois além de estarem retomando as aulas presenciais depois de tanto tempo, estão aprendendo colocando a mão na massa, que é o jeito que eles mais gostam”, conta.

O projeto é interdisciplinar, ou seja, todas as disciplinas da escola estão envolvidas na atividade, que inclui desde história até matemática nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No manejo da terra, a unidade de ensino conta com um voluntário para ensinar aos alunos.

“Convidamos dois estudantes de cada turma para participar da confecção dos saquinhos de muda. Nós temos um pau-brasil plantado na escola e dele caem muitas sementes. Então compramos saquinhos, terra e estamos preparando, aos poucos, as unidades para serem distribuídas entre os estudantes e moradores do entorno da escola”, detalha a professora Neves, acrescentando que seriam distribuídas 100 mudas.

A estudante Eloísa Cecília, do 8ª ano, falou sobre os benefícios de participar da atividade. “Além de aprender sobre a história do Pau-brasil, a gente aprende a cultivar outras plantinhas, como a do girassol. E quando as mudas são distribuídas, nós também damos instruções de como plantar corretamente. É uma atividade muito legal porque a gente se diverte também. Assim que pegar a minha mudinha, eu vou plantar no quintal da minha casa com a minha mãe”, disse.

Coisas de Timbaúba

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte