“Estrela Nazarena” será gravado em Nazaré da Mata

A produção é resultado da terceira edição do curso Engenho de Imagens

Por Rafael Santos 17/10/2019 10:29 • Atualizado 17/10/2019
Compartilhe

O filme, que será gravado nos dias 25, 26 e 27 de outubro e que já está em fase de pré-produção, traz a história de Madalena, uma dona de casa que vive no interior da Zona da Mata pernambucana e sonha com a liberdade. De origem humilde e possuindo uma realidade conjugal marcada pela violência, ela encontra no maracatu rural a motivação e o autoconhecimento necessários para mudar sua condição. A personagem de Madalena reflete, acima de tudo, uma realidade muito recorrente na zona canavieira, lançando luz sobre questões de grande relevância como violência doméstica, emancipação feminina, resistência cultural, entre outras.

A atividade é resultado de um processo de formação audiovisual, destinado exclusivamente para residentes da Zona da Mata Norte pernambucana. Ocorrido em Carpina ao longo dos meses de agosto e setembro deste ano, trata-se da terceira edição do Curso Engenho de Imagens, realizado pela produtora 9Oitavos em parceria com a Anilina Produções, que contaram com incentivo financeiro da Secretaria de Cultura do Estado, através do edital Funcultura Audiovisual. Na equipe de filmagem figuram profissionais com experiência comprovada nas mais diversas áreas do audiovisual. Temos nomes como o de Edilson Silva, ator de Bacurau, os diretores Roberta Maracajá e Luiz Felipe Sena, além de produtores como Renatto Mendonça e Gabriela Monteiro.

Apesar de toda a equipe ter concordado em renunciar seus respectivos pagamentos e cachês, a realização deste filme, como qualquer outro, incide em gastos referentes a alimentação e transporte da equipe, serviços de terceiros, materiais de produção e objetos cenográficos. A equipe de produtores do filme, portanto, concentra esforços para captar o apoio de colaboradores a fim de viabilizar a execução do plano de filmagem. Além de patrocínios diretos e parcerias institucionais, foi lançada também uma campanha de crowdfunding na internet*, ou seja, uma espécie de vaquinha online onde qualquer indivíduo interessado pode contribuir financeiramente e receber brindes e recompensas proporcionalmente ao apoio dado. Os valores disponíveis para doação vão de R$ 15,00 (quinze reais) a R$ 500,00 (quinhentos reais) e os colaboradores podem ganhar acesso a conteúdo exclusivo do filme, ter seus nomes estampados nos créditos de agradecimento, bem como receber artigos personalizados como bottoms, cartazes e camisas.

Finalizado o processo de filmagem, as imagens passam pela etapa de pós-produção, onde há a seleção, montagem e tratamento do material captado. Estima-se que no fim de novembro o produto será finalizado e, para seu lançamento, será programada uma sessão aberta ao público e para convidados no Espaço Cultural Mauro Mota, em Nazaré da Mata, prédio que funcionou como o matadouro da cidade, mas que hoje abriga as instalações da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e também sedia alguns encontros de maracatu.

*disponível para acesso no link https://www.kickante.com.br/campanhas/curta-metragem-ficcional-estrela-nazarena

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte