Escola de Limoeiro discute sobre drogas com estudantes

Projeto contou com a participação de convidados num debate importante sobre o tema

Por Rafael Santos 04/06/2021 11:43 • Atualizado 04/06/2021
Compartilhe

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jandira de Andrade Lima, mais conhecida como CERU de Limoeiro, promoveu uma série de discussões dentro do projeto “Quero Vencer na Vida – Não Uso Drogas”, criada pela professora de biologia, Maria José Oliveira. A ação reuniu, de forma online, estudantes dos 2º anos e convidados para discutir sobre os danos causados pelo uso das drogas no organismo humano. 

O projeto teve como objetivo compreender o papel da escola na construção de uma educação de formação e informação sobre as drogas; Promover um estudo sistemático com os alunos sobre os riscos e perigos das drogas; Apontar alternativas para a prevenção e combate às drogas e Identificar as consequências do uso das drogas no corpo. “Muitas vezes os estudantes não têm um diálogo aberto sobre esse assunto com seus familiares e é na escola que eles colocam para fora o que estão vivendo. Em situação pandêmica muitas famílias estão esquecendo esses outros problemas, então, pensamos em abordar esse tema para assim abrir um espaço para diálogo de prevenção”, declara a professora idealizadora, Maria José.  

A metodologia foi realizada em duas etapas. A primeira aconteceu em sala de aula onde foi realizada a apresentação do projeto seguida de uma roda de conversa sobre o tema. Também foram feitas indicações de filmes para serem assistidos com a família, pesquisa sobre os índices em nosso país, elaboração de cartazes informativos para ser exposto por toda área escolar. A segunda etapa foi feita remotamente através do Google Meet, onde os jovens participaram de uma palestra com o coronel da Polícia Militar de Pernambuco Cleidson Canel, que abordou o tema “Os efeitos das drogas na vida dos jovens em conformidade com a legislação vigente”. Também tiveram a oportunidade de ouvir a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ledsony Fernanda, do município de Limoeiro, com o tema “A droga na vida dos adolescentes”, com relatos de adolescentes que foram pacientes da instituição, e como as drogas podem afetar a saúde física e mental. Na ocasião os estudantes apresentaram músicas, poesia, poemas e textos sobre o tema.

“É muito importante atividades desse porte para trazer informações sobre os malefícios e efeitos das drogas, a fim de trazer uma maior conscientização. Espero que esse seja um trabalho que possa ser propagado por todos os estabelecimentos de ensino para que possamos resgatar os jovens que já se encontram como usuários de drogas lícitas ou ilícitas. É sempre muito importante trazer essa informação para dentro das escolas”, pontuou o coronel  Cleidson Canel.  

Para o estudante José Augusto, o projeto chega para conscientizar os jovens de forma clara. “A principal função de tratar esse tema na escola é trazer uma conscientização em relação às consequências que as drogas podem causar na nossa vida. Ela pode nos causar doenças gravíssimas, DSTs, dependência química e até a morte, então me sinto feliz em poder estar presente nesse momento em minha escola, tendo a oportunidade de me aprofundar nesse assunto com as palestras e pesquisas que realizamos”, fala o jovem. 

“Como instituição idealizadora secundária, a escola é fundamental na formação de cidadão conscientes, sendo assim, debater sobre temas de grande impacto na sociedade, como por exemplo drogas, faz que haja no estudante uma preparação para lidar com as consequências da mesma e como evitá la, desalienando os jovens dessa realidade ao qual muitos acham normal”, enfatiza a estudante Isabella de Aguiar. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte