Escola de Defesa Civil capacita municípios para prevenir desastres

Objetivo é promover treinamento para prevenir e oferecer respostas
rápidas em situações de emergência


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Casa Militar e Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, está promovendo entre os dias 19, 20 e 21 deste mês, na cidade de Macaparana, um ciclo de capacitações em Defesa Civil. O treinamento é a segunda atividade da Escola de Defesa Civil do Estado este ano e faz parte da Operação Inverno 2019. A instrução que contou, já em seu primeiro dia, com 72 participantes está sendo realizada no Salão de Festas Pirulito, na Avenida José Leitão de Melo, no horário das 9h às 17h.


De acordo com o Secretário de Defesa Civil do Estado, coronel Lamartine Barbosa, “o objetivo da ação é preparar a região para as ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação diante de possíveis desastres naturais envolvendo o período do inverno”.


Idealizada após as fortes chuvas que acometeram o estado em 2017, a Escola de Defesa Civil do Estado é pioneira no Nordeste. Dentre as capacitações que farão parte das atividades da escola estão previstas; oficinas sobre Leis que regulamentam as obrigações dos entes envolvidos no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, elaboração de plano de contingência, gestão de abrigos, colocação de lonas plásticas, prestação de contas, entre outras.

A primeira série de oficinas que serviu como modelo para as demais aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro em Palmares. Participaram cerca de 70 participantes entre representantes do Corpo de Bombeiros do Estado, coordenadores de defesa civil dos municípios, entidades e grupos da sociedade civil organizada e até mesmo um prefeito.


A previsão é que até o final do ano de 2019 a escola capacite em torno de 1.300 pessoas por todo estado. Com essas capacitações espera-se diminuir e evitar ocorrências e perdas, sobretudo humanas em períodos de grandes chuvas.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade