Documentário sobre metal pernambucano chega a Goiana

Filme Pesado – Que som é esse que vem de Pernambuco? terá exibição gratuita não próximo dia 7 na cidade no Sesc Ler da cidade metropolitana


Na próxima sexta-feira 7 de dezembro, o longa-metragem Pesado – Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco? terá mais uma exibição especial. Desta vez, ocorrerá, com entrada gratuita, no Teatro Historiador Antonio Corrêa de Oliveira, no Sesc Ler Goiana, na cidade da área norte da Região Metropolitana do Recife, a partir das 19h. Dirigido por Leo Crivellare, com roteiro do goianense Wilfred Gadêlha e produção da Jaraguá Produções, Pesado narra a a saga dos metaleiros de Pernambuco para fazer música em um ambiente diverso culturalmente, mas dominado pela cultura popular de massa em eventos como o Carnaval e o São João, além de estilos bem distintos, a exemplo do forró, do frevo e, a partir dos anos 90, o manguebeat.

O documentário foi financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e acabou de receber menção honrosa como melhor filme no Festival de Cinema de Caruaru, em novembro. Além disso, já foi exibido, sempre com salas lotadas, em mostras e sessões especiais em festivais como In-Edit (São Paulo) e Mimo (Olinda) e em cidades como Belo Horizonte, Afogados da Ingazeira e Surubim (PE).

Para o roteirista Wilfred Gadêlha, é mais que uma exibição “comum”. “É na minha terra natal. Então, essa exibição se reveste de mais afeto. Tenho certeza de que terei a chance de rever muitas pessoas queridas, incluindo a galera que começou a ouvir heavy metal junto comigo, lá no final dos anos 80”, afirma Gadêlha, fazendo questão se salientar que o documentário foi exibido em janeiro na Mostra Canavial de Cinema, em Atapuz, distrito litorâneo goianense. “Agora é a chance de quem não teve a chance de ver em Atapuz ver agora”, aposta.

Além do resgate histórico, o filme aborda temas como resistência cultural, consumo de música, indústria fonográfica e convivência com outras formas de arte, trazendo vídeos, imagens e músicas inéditas – muitas das quais nem mesmo registradas em CD. Bandas como Herdeiros de Lúcifer, Fire Worshipers, Arame Farpado, Cruor, Decomposed God, Malkuth, Cangaço, Storms, Psych Acid, Hanagorik, Devotos, Terra Prima e Hate Embrace estão presentes na produção.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday