Colmeia Comunidade chega a Goiana oferecendo serviços gratuitos

Na próxima sexta-feira (15), das 9h às 16h, projeto do Sesc em parceria com a Globo realiza ações de saúde, cidadania, lazer e empreendedorismo


Durante o Festival de Quadrilhas Juninas da Globo, que este ano ocorre até o dia 24 de junho, chega a Goiana, na sexta-feira (15), o projeto Colmeia Comunidade, do Sesc Pernambuco. Das 9h às 16h, serão oferecidos para a população, no Sesc Ler da cidade, diversos serviços gratuitos, como ações de saúde e beleza, lazer, emissão de documentos e orientações sobre empreendedorismo.

Ao longo do dia, serão realizados testes rápidos de colesterol, glicose, HIV e sífilis, além de aferição da pressão arterial e vacinação de HPV, hepatite B, tétano e difteria pela Secretaria de Saúde do município. Além disso, o Hemope vai dar orientações sobre os processos de doação de sangue e medula óssea. O Sesc Saúde Mulher também estará no local, oferecendo exame de prevenção ao câncer do colo de útero para mulheres de 25 a 64 anos. Serão feitos, ao todo, 30 atendimentos, com uma palestra sobre o câncer de mama e a saúde feminina.

Já o Sesc Odontologia vai trazer palestra sobre saúde bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exame clínico, com 40 fichas disponíveis, sendo 25 pela manhã e 15 à tarde. O público poderá fazer, ainda, avaliação físico-funcional com recomendações nutricionais. E, unindo a alimentação saudável com a conservação ambiental, o Banco de Alimentos realizará uma oficina de aproveitamento integral dos ingredientes utilizados no preparo das receitas.

Ainda estão previstas orientações sobre a hanseníase, com exame de pele, pela Secretaria Estadual de Saúde, que também vai fazer uma ação preventiva sobre tuberculose e ação educativa sobre a Lei Seca. E o Hospital Regional Belarmino Correia vai oferecer consultas médicas, com um clínico geral (20 fichas), fisioterapeuta (20 fichas), terapeuta ocupacional (20 fichas) e acolhimento social e psicológico. Também haverá massoterapia com informações sobre as arboviroses e lesmaniose.

Além da área de saúde, nesta edição, haverá suporte para quem tem ou deseja ter o próprio negócio. O Sebrae vai dar orientações sobre qualificação, gestão e abertura de empresas e fazer o atendimento a microempreendedores individuais (MEI). Já a Secretaria de Defesa Social (SDS) vai emitir até 150 carteiras de identidade e o Balcão de Direitos vai dar segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, também atendendo até 100 pessoas. E o Cartório Civil de Goiana fará segunda via de atestado de óbito, divórcio e nascimento e reconhecimento de paternidade.

A Celpe entrará com serviços comerciais, como ligação nova, parcelamento de dívidas, cadastro na tarifa social e informação de débitos, entre outros. Já o INSS oferecerá orientações sobre direitos previdenciários e assistenciais. Também terá Cadastro Único e atendimento para os beneficiários do Bolsa Família. O BiblioSesc fará uma ação de incentivo à leitura. Também haverá corte de cabelo masculino e feminino, higienização da pele e manicure. Para as crianças, serão realizadas atividades recreativas.

A expectativa de público é de 5 mil pessoas. “O Colmeia Comunidade é uma grande ação que busca ajudar a população, trazendo benefícios e serviços que, no dia a dia, nem sempre temos tempo de resolver rapidamente. E tudo sendo feito no mesmo lugar”, afirma a gerente do Sesc Ler Goiana, Socorro Costa. Até o fim do ano, o projeto passará por 11 bairros do Recife e quatro munícipios do interior de Pernambuco.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Colmeia Comunidade

Local: Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n, Centro

Data: 15 de junho

Horário: das 9h às 16h

Entrada gratuita

Informações: (81) 3626-5961

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday