Celpe intensifica ações de prevenção as quimadas sob linha de transmissão

A iniciativa, realizada desde 2009, é promovida para verificar se as áreas de queimada obedecem às legislações ambientais e para garantir a segurança dos trabalhadores da zona canavieira pernambucana


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, iniciou mais uma edição da Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão (Safra 2019/2020). A prática, comum nas zonas canavieiras do Estado, pode ocasionar, se realizada nas proximidades das linhas de transmissão de energia, riscos ao fornecimento da eletricidade e à segurança dos moradores. A concessionária realizou, em parceria com órgãos reguladores, campanha educativa de combate às queimadas em 10 usinas das Zonas da Mata Norte e Sul.

A iniciativa, realizada desde 2009, é promovida para orientar e reforçar as normas que regulam a prática das queimadas e têm foco nas legislações ambientais pertinentes, como o Decreto 2.661/98, que proíbe o uso de fogo em um limite de 15 metros de distância das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Ações como oficinas de sensibilização envolvendo alunos e professores de escolas e palestras comunitárias nas regiões fazem parte da programação. Durante a campanha, as oficinas abordam práticas ambientais, como coleta seletiva e queimada controlada. A população conta, ainda, com orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e a presença das Unidades Móveis de Atendimento da Celpe, que oferecem serviços comerciais nas comunidades contempladas no projeto.

Segundo o supervisor da Unidade de Meio Ambiente da distribuidora, Bruno Gomes, a campanha tem papel fundamental na preservação dos ecossistemas e ajuda a reduzir as interrupções no fornecimento de energia provocadas por queimadas. “Nossa campanha acontece há dez anos e constatamos a diminuição no número de ocorrências nas áreas alcançadas. As oficinas e palestras que realizamos nas comunidades também têm um importante papel porque, além de levar conhecimentos relacionados à conservação das áreas florestais, conscientizam os canavieiros sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas”, pontua.

Campanha

A Campanha de Controle de Queimadas Sob Linhas de Transmissão é realizada pela Celpe desde 2009. Nos dez anos de ações, as campanhas já alcançaram resultados expressivos, com a redução de 93% no número de interrupções no fornecimento de energia provocadas por queimadas em canaviais próximos à rede elétrica. A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Interligação Elétrica Garanhuns (IEgaranhuns), Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçucar) e Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade