Aspa define os 18 finalistas da 9ª edição do concurso de incentivo à leitura Ler Bem

Por Rafael Santos 06/08/2019 12:24 • Atualizado 06/08/2019
Compartilhe

Os alunos Amadeu Francisco, de Barreiros; Maria Letícia, do Cabo de Santo Agostinho, e Ana Elaine, do Recife, são os últimos selecionados para participar da final do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). A etapa da semifinal, que definiu as últimas três das 18 vagas para a disputa derradeira, no dia 1º de outubro, no Museu do Cais do Sertão, aconteceu nesta segunda-feira (5), em Camaragibe.
Além desses três representantes, também estão confirmados na final os estudantes de Glória do Goitá, Vertentes, Taquaritinga do Norte, Sairé, Lagoa dos Gatos, Cupira, Caruaru, Garanhuns, Quipapá, Arcoverde, Tacaratu, Tabira, Cabrobó, Araripina e Santa Cruz, que disputam o primeiro lugar da competição literária. Foi a leitura das aventuras dos amigos Naldo, Mônica e Tuti em seus passeios pelos pontos turísticos de Olinda, descritos no livro “A Batalha dos Mamulengos”, do dramaturgo e escritor carioca Rubem Rocha Filho (Ed. Bagaço), falecido em 2008, que garantiu as vagas dos alunos.
“Nós estamos muito satisfeitos e felizes porque, a cada edição, há mais envolvimento de todos nesse projeto tão bonito. Além de mais escolas, alunos e municípios querendo participar, o nível dos participantes vai aumentando e cada ano fica mais difícil selecionar, o que mostra o quanto eles estão se empenhando para se destacar. A expectativa para a final deste ano é a melhor possível. Com certeza será um momento de muita confraternização e emoção”, destaca a coordenadora do Ler Bem, Nélia Azevedo.
Este ano, mais de 140 mil estudantes participaram das seletivas da 9ª edição do Ler Bem, chegando em um número de 130 participantes das seis semifinais, representando cada um dos municípios de Pernambuco inscrito na competição. 
A publicação a ser lida na final será “O fascínio da caixa preta – ou uma lágrima para Ludwig”, do autor Paulo Caldas (Ed. Bagaço). O livro conta a históriado cientista Ludwig Theodor Dietrich, na Suíça, que tem o sonho de deter o crescimento do buraco da camada de ozônio que protege a Terra dos raios solares. Perseguido por agentes de duas superpotências, recorre à coragem de um jovem agricultor nordestino para alcançar o seu intento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte