Projeto Noite dos Mestres do Apito abre prévias do Carnaval na Zona da Mata

Por Rafael Santos 19/12/2019 11:06 • Atualizado 19/12/2019
Compartilhe

A programação cultural do Projeto Noite dos Mestres do Apito, que acontecerá neste sábado (21), vem no clima de prévia para o carnaval 2020. O ensaio, dedicado às tradições do maracatu rural, umas importantes brincadeiras popular do carnaval pernambucano, tomará conta do município de Nazaré da Mata, localizado na Zona da Mata do Estado, a partir das 21h. Entre as atrações da noite, Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô; Maracatu Leão Africano  de Nazaré da Mata, com Mestre Cabeça. Ao todo, serão oito horas de festividade ao ar livre. Apresentações acontecerão na sede provisória do Maracatu Leão Africano, rua Vicente Barbalho, nº 153, Centro.

O mestre de maracatu, Lezildo José dos Santos, conhecido como mestre Bi, de 33 anos, será a grande atração do evento. No currículo cultural, o artistas, de origem rural, traz um legado importante, com passagem por vários grupos de maracatus da região. Seus primeiros passos na brincadeiras popular, teve início em meados do ano 2000. De lá para cá, saiu da condição de espectador para ocupar os palcos e ruas, onde havia concentração do maracatu rural. 

A primeira passagem oficial, como mestre de improviso, aconteceu em 2010, no Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata. Dois anos depois, de muita luta, determinação e garra à frente do maracatu, conquistou o prêmio de campeão do grupo um do Concurso de Maracatus Rurais, promovido pela Prefeitura do Recife, durante o carnaval daquele ano. As coquistas não pararam por aí. 

Durante quatro anos consecutivos, o Mestre Bi, e toda sua nação do grupo de maracatu em que ele faz parte, ocupou grupo especial do concurso.  Além de colecionar uma intimidade musical, ele também já esteve em outros projetos e eventos culturais, ao lado de artistas, como Siba Barachinha, Anderson, Santino e João limoeiro. Com eles, fez apresentações de ciranda e de maracatu.

Perto de completar duas décadas envolvido  no maracatu rural, Mestre Bi já esteve em vários festivais, como o Festival de Inverno de Garanhuns, Fenearte, Tipoia, Lula livre entre outros.

Realização – O projeto Noite dos Mestres do Apito, coordenado pela produtora cultural, Cilda Trindade, é uma iniciativa que conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secult – PE, com o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. A iniciativa itinerante, chega à sua última edição neste sábado (21), após percorrer várias sedes de maracatus na cidade de Nazaré da Mata.

Programação

Abertura – 21h: Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô

22h: Maracatu Leão Africano de Nazaré da Mata;

23h às 5h : Mestre Bi

Serviço: 

Local: sede provisória do Maracatu Leão Africano, rua Vicente Barbalho, nº 153, Centro.  

Horário: Das 21h às 5h

Classificação: Livre

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte