Material instrumental odontológico com ferrugem é recolhido dos USB’s de Glória do Goitá

Por Rafael Santos 23/03/2017 11:12 • Atualizado 23/03/2017
Compartilhe

A secretaria de Saúde de Glória do Goitá recolheu de 05 das 07 USB – Unidades de Saúde Básica do município cerca de 80% do material instrumental odontológico utilizado nos procedimentos dos consultórios odontológicos de todos os USB.

De acordo com a dentista e coordenadora municipal de saúde bocal, Adélia Rocha, todo material recolhido está sem condições de uso e teve perda total, por falta de manutenção da gestão passada. “A ferrugem é nítida em todos os matérias, fazendo com que provoca-se perda total”. Explica a dentista.

Os procedimentos invasivos foram suspensos por conta da exteriorização do material.
Ainda de acordo com Adélia Rocha, um relatório foi elaborando com fotos e vídeos para que a secretaria de Saúde tome as devidas providências sobre o caso.

Para repor o material perdido será necessário a compra de novas instrumentais no valor de quase R$ 100 mil reais.
Apenas duas Unidades de Saúde estão em completo atendimento. As outras estão funcionando de forma mínima, ou seja, apenas com 20% de material clinico instrumental foi recuperado para uso. Porém os dentistas em atividade estão atuando na prevenção com palestras nas escolas e comunidades como escovação e orientação com a saúde bocal integrada.

Para a odontóloga Priscilla Araújo, da USB do Povoado de Santa Maria, Zona Rural de Glória do Goitá, qualquer material instrumental enferrujado é um risco ao paciente, podendo causar tétano e infecções graves e levar a morte do paciente.

“É frustrante, querer ajudar a população, sem ter condições adequadas para um atendimento digno às pessoas”. Ressalta a dentista.

Apenas procedimentos como restauração, profilaxia, orientação e prevenção estão sendo realizados.

Segundo Priscilla Araújo, os casos mais complexos são encaminhados a secretaria de Saúde do município.

Só na Unidade do Povoado de Santa Maria são realizados 16 atendimentos por dia, fora os casos de urgência e emergência.

Com relação às Unidades de Saúde do Distrito de Apoti e da Comunidade Guilherme estão sendo reajustadas com a finalidade de atender as necessidades da assistência à saúde dos moradores com dignidade e o devido cuidado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte